Vanessa Nutri Vet

Recompense seu cão

Recompense seu cão

Sabemos que o convívio com os cães trazem enormes benefícios para o dono e sua família. A sua simples presença conforta, tranquiliza, contém níveis de ansiedade e de stress, gerando melhorias em nossa saúde e qualidade de vida.

Não é sem motivos que os cães são comumente utilizados em terapias e assistências sociais. Existem pesquisas que comprovam o aumento da liberação de seretonina e dopamina, substâncias ligadas ao humor e energia, nas pessoas que convivem com cães equilibrados.

Se os cães trazem tantos benefícios para nós, fica a pergunta : Será que recompensamos eles da forma devida? Será que eles também são felizes?

Recompense seu cão
Seu cão é feliz? Fonte da foto: Site Pinterest

Existem diversos comportamentos instintivos do cão que nós, humanos, confundimos com demonstrações de amor, carinho e alegria. Não necessariamente dar “lambi beijos”, saltos, “abraços” e/ou latidos demonstram bem estar e agradecimento por nós sermos seus queridos donos.

Ações descontrolados e eufóricas podem ser sinais de problemas comportamentais em cães. Tédio e excesso de energia são dois dos motivos mais comuns para desencadear comportamento negativos e desvios de temperamento.

Os cães nasceram para levar uma vida ativa. Cães selvagens utilizam a maior parte de seu tempo de vigília a caça e a procura de alimento. Já os cães domésticos foram selecionados e desenvolvidos para trabalharem ao nosso lado desde os primórdios, e quase a totalidade foram criados para uma finalidade específica, como a caça, a agricultura ou proteção. Os cães de companhia não ficam fora desse contexto, pois são oriundos dos cães de trabalho e portanto guardam consigo a carga genética.

Infelizmente para os cães de companhia, a vida de hoje é muito corrida e difícil para a grande maioria de seus donos. O trabalho exige boa parte de nosso dia, e é comum os cães se adaptarem a essa rotina de solidão e falta de atividade, permanecendo dormindo ou, pior, transformando sua energia acumulada e tédio em comportamentos destrutivos.

Não é uma opção e, sim, obrigação que os donos façam sua parte e proporcionam qualidade de vida a esses animais que tanto ajudam e confortam. Encontrar maneiras de exercitar o cérebro e corpo dos seus cães se faz necessário. Caminhadas estruturadas, brinquedos interativos, brincadeiras equilibradas com o dono, esportes caninos e Adestramento são possibilidades que irão trazer qualidade de vida ao seu cão, ocupando sua mente, e gastando sua energia.

Recompense seu grande e leal amigo!!

logo moisesMoisés Santos Educador Canino

ms.educanina@gmail.com
www.facebook.com/mseducanina
Instagram: @ms.edu.canina
whatsapp: (21) 972649654

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook

Um comentário

  1. Cynthia

    O que seria uma brincadeira equilibrada com o dono?

    1. Vanessa Nogueira

      Obrigada por sua pergunta e desculpe a demora em responder.
      Seriam brincadeiras que não estimulem maus hábitos ou comportamentos inadequados. Brincadeiras que estimulem o corpo e a mente de maneira saudável. No caso dos Bulldogs tomar cuidado com brincadeiras que possam causar impacto na coluna, pois eles possuem grande tendência a lesões medulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *