Ração, como escolher?
A ração que seu Bull come é boa? Você se sente perdido na hora de avaliar qual a melhor opção para seu peludo? Para isso precisamos saber ler a composição dos produtos que oferecemos a nossos amigos.
Quer saber como avaliar? Então vamos lá.
Uma boa ração deve ter:
Proteína de origem animal como primeiro ingrediente
Frutas , legumes e verduras
Tubérculos: batata , batata doce, inhame, mandioquinha,por exemplo, são melhores fontes de carboidrato, mas não podem estar presentes em exagero.
Uma boa ração não deve ter :
Subprodutos que são farinhas, farelos, bagaço, polpa. (São produtos descartados do consumo humano)
Corantes (são potenciais alérgenos)
Conservantes químicos e cancerígenos como BHA e BHT
Cereais : pode até ter, mas não como primeiro ingrediente. E de preferência que seja arroz ou aveia.
Inúmeros aditivos: se possui uma lista de aditivos maior que a de ingredientes é porque os ingredientes são de baixa qualidade e foi preciso suplementar para se tornar aceitável.
Transgênicos: milho, soja e trigo não devem estar presentes. Atenção ao símbolo de um triângulo amarelo com a letra T dentro, como na imagem abaixo.
Açúcares
❗️Atenção ❗️
Uma ração pode ter carne como primeiro ingrediente, mas os demais serem cereais e derivados em pequenas quantidades e se somados passam a quantidade de carne presente. Não caiam nessa pegadinha !
Isso não é desejável!
Infelizmente quase todas as rações do mercado brasileiro possuem ingredientes indesejáveis, mesmo as ditas superpremium. Fiquem de olho e não permitam serem enganados. Nossa maior arma nessa batalha é a informação.
Dra. Vanessa Nogueira
CRMV-RJ 8062
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull