Plantas domésticas tóxicas
Você sabia que muitas plantas comumente encontradas nos nossos lares são potencialmente tóxicas? Vamos ajudar vocês a identificá-las, reduzindo assim o risco de acidentes domésticos de intoxicação que podem levar a óbito.
- Comigo ninguém pode
Todas as suas partes são tóxicas e o Oxalato de cálcio o principal ativo intoxicante presente nela. A mastigação de qualquer parte da planta causa uma reação inflamatória, levando ao edema de glote, boca e da língua que leva a dificuldade respiratória podendo causar a morte. Em contato com os olhos causa dor, irritação, lacrimejamento, fotofobia e até lesão de córnea. Possui ação irritante em mucosas (levando a náusea, salivação excessiva e vômito) e pele. Pode causar também diarréia
- Copo de Leite
Todas as partes da planta são consideradas tóxicas e como no caso acima a principal substância presente é o oxalato de cálcio, que causarão os mesmos sintomas.
- Antúrio
Todas as partes da planta são consideradas tóxicas e como no caso acima a principal substância presente é o oxalato de cálcio, que causarão os mesmos sintomas.
- Avenca
Os seu brotos podem causar câncer.
- Azaleia
Todas as suas partes são tóxicas, mas principalmente as folhas. A substância intoxicante presente nela é a andromedotixina que leva a sintomas digestivos até seis horas após a ingestão. Os sintomas são vômitos, diarréai,salivação excessiva, fraqueza, hipotensão. Pode afetar também o coração levando a colapso cardiovascular e consequentemente a morte.
- Bico de papagaio
Todas as partes da planta são tóxicas. Ela possui um látex irritante que causa lesão de pele e mucosas, edema de lábios, boca, lingua, dor, queimação e coceira. Em contato com os olhos causa lacrimejamento, irritação, edema de palpebra, dificuldade de visão. Se ingerida também pode causar náusea, vômito e diarréia.
- Coroa de Cristo
Todas as partes são tóxicas. Seu látex leitoso possui substâncias tóxicas e cáusticas capazes de causar queimação, irritação e inflamação quando em contato com a pele. Já nos olhos pode causar perfuração de córnea e levar a cegueira se não tratado de forma adequada. Se ingerida pode causar edema de lábios, boca e língua, além de náusea, vômito e diarréia.
- Espada de São Jorge
- Espirradeira
Todas as partes da planta são tóxicas. Os glicosídeos cardiotóxicos estão presentes no látex e se ingerida causa queimação, salivação, náusea, vômito, cólicas abdominais, diarréia, tontura e distúrbios cardíacos qu epodem levar a morte.
- Lirio
Todas as suas partes são tóxicas. Sua ingestão pode causar irritação oral, de mucosas, dificuldade de engolir, irritação ocular e problemas respiratórios em casos mais graves. Podem ainda ocorrer alterações de função renal e neurológica.
- Maconha
Tanto a planta quanto sua fumaça é tóxica aos animais. Seu principio ativo é o tetrahydrocannabinol que age no sistema nervoso central causando depressão, desorientação, perda de coordenação muscular e coma. A inalação da fumaça pode causar dilatação das pupilas, fotofobia e olhar vidrado. Quando ingerida o animal irá apresentar sinais gastrointestinais, como vômito, diarréia.
- Mamona
Todas as partes da planta são tóxicas. A semente possui uma proteína chama Ricina, após sua ingestão os sintomais podm aperecer cerca de 24 horas mais tarde, levando a diarréia, salivação, sensibilidade abdominal, sangue nas fezes, desidratação e hiertermia. Outra substância é a Ricinina presente em todas as partes da planta e atua no sistema nervoso central podendo causar convulsão, falta de equilibrio, entre outros sintomas.
- Violeta
Sua raizes são tóxicas, além do caule e sementes. A ingestão dessa planta pode causar gastrites, depressão circulatória e respiratória, vômito e diarréia.
- Aloe Vera
A seiva das folhas quando ingerida por cães pode causar vômito, diarréia, depressão, alteração da cor da urina e mais raramente tremores.
- Hera
Toda a planta é tóxica. Causa irritação das mucosas, coceira, irritação ocular, dificuldade de deglutição e em casos mais graves, dificuldades reespiratórias. Podem ocorrer também alteração de função renal e alterações neurológicas.
- Hortênsia
Toda a planta é tóxica e o glicosídeo é o principio ativo que irá causar a intoxicação, levando a vômitos, diarreia, dor abdominal, convulsões, coma e morte.
- Glicinia
Todas as suas partes são toxicas e podem causar náusea, vômito, diarréia e cólicas.
- Costela de Adão
As partes venenosas são caule, folhas e sua seiva leitosa. Os sintomas são irritação das mucosas, edema de lábios, língua e palato, náuseas, vômito e dor abdominal.
- Samambaia
Suas folhas são tóxicas e podem causar febre, diarréia com sangue, hemorragia que pode levar a morte rapidamente.
- Hibisco
O hibisco é muito procurado, pois se acredita que suas propriedades ajudam no emagrecimento e, por isso, são frequentemente utilizados para fazer chás. Mas, suas flores e folhas têm efeito tóxico aos animais e podem ser fatais. As características dos sintomas são, primeiramente, gastrointestinais, incluindo diarreia, vômito, perda de apetite e náusea.
- Tulipa
Seu bulbo é venenoso e pode causar irritação gastrointestinal, salivação, vômito, diarréia, prostração, depressão do sistema nervoso central, convulsões e alterações cardíacas.
- Jiboia
Sua ingestão pode causar irritação das mucosas, inchaço das mucosas e orais e trato gastrointestinal.
Outras plantas tóxicas que podem estar presentes em nossos lares:
- Crisântemo
- Beladona
- Dama da noite
- Tomate verde
- Mandioca Brava
- Kalanchoe
- Ruibarbo
- Narciso
- Ficus
- Scheflera
- Croton
- Açucena
- Arnica
- Orelha de elefante
- Trevo
- Filodendro
- Sagu
- Ciclame
- Cogumelo
Se seu animal ingeriu alguma planta dessas e apresenta algum sintoma descrito acima, leve-o imediatamente a uma clinica veterinária para o atendimento emergencial. Quanto mais rápido o socorro, melhor.
Dra. Vanessa Nogueira
CRMV-RJ 8062
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull