Padrão da Raça Buldogue Francês
Padrão FCI 101 – 06/04/1998
Classificação F.C.I.:
Grupo 9 – Cães de Companhia
Seção 11 – Cães Molossos de Pequeno Porte
País de origem: França Nome no país de origem: Bouledogue Français
Utilização: Companhia, guarda e lazer Sem prova de trabalho
RESUMO HISTÓRICO: surgiu, provavelmente, como todos os Dogues, Molossos do império e do império romano, parente do Buldogue da Grã-Bretanha, dos Alanos da Idade Média, dos Dogues e pequenos Dogues da França. O Buldogue Francês, que conhecemos, é o produto de diferentes cruzamentos feitos pelos criadores apaixonados nos bairros populares de Paris no ano de 1880. Nesta época, os cães dos açougueiros e cocheiros dos Halles souberam conquistar a alta sociedade e o mundo dos artistas pelo seu físico tão exclusivo e seu caráter. Daí se difundirem rapidamente. O primeiro Clube da raça foi fundado em 1880 em Paris. O primeiro registro de inscrição data de 1885 e o primeiro padrão foi redigido em 1898, ano no qual a Sociedade Canina Central reconheceu a raça do Buldogue Francês. O primeiro cão exposto foi um cão de 1887. O padrão foi modificado em 1931, 1932 e 1948; foi reformulado em 1986 por H. F. REANT e R. TRIQUET (publicação FCI 1987), depois em 1994 pelo Comitê do Clube do Buldogue Francês com a colaboração de R. TRIQUET.
APARÊNCIA GERAL: tipicamente um molossóide de pequeno porte. Poderoso para seu pequeno talhe, brevilíneo, atarracado em todas as suas proporções, de pêlo raso, de focinho curto e trufa achatada, de orelhas empinadas, com uma cauda naturalmente curta. Seu aspecto é de um animal ativo, inteligente, muito musculoso, de estrutura compacta e sólida ossatura.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: sociável, alegre, brincalhão, esportivo e esperto. Particularmente afetuoso com seus donos e com crianças.
CABEÇA: muito forte, larga e cubóide. A pele forma pregas e rugas quase simétricas. A cabeça do Buldogue Francês é caracterizada por uma retração da maxila com o crânio, ganhando em largura o que perdeu em comprimento.
REGIÃO CRANIANA
Crânio: largo, quase plano com a testa muito arqueada. Arcadas superciliares proeminentes, separadas por um sulco sagital particularmente desenvolvido entre os olhos. O sulco não se prolonga para a testa. Crista occipital muito pouco desenvolvida.
Stop: profundamente acentuado.
REGIÃO FACIAL
Trufa: larga, muito curta, arrebitada, com narinas bem abertas, simétricas e inclinadas obliquamente para trás. A inclinação das narinas bem como a trufa arrebitada devem todavia permitir a respiração nasal normal.
Cana nasal: larga, muito curta, apresentando pregas centrais simétricas, descendo sobre os lábios superiores (comprimento 1/6 do comprimento total da cabeça).
Lábios: espessos, um pouco soltos e pretos. O lábio superior junta-se uniformemente com o inferior e oculta completamente os dentes que jamais devem estar visíveis. O perfil do lábio superior é descendente e arredondado. A língua jamais deve ficar à mostra.
Maxilares: largos, quadrados, e poderosos. A mandíbula descreve uma curva ampla, projetando-se à frente dos maxilares. Com a boca fechada, a proeminência da mandíbula (prognatismo) é moderada pela curvatura dos ossos mandibulares. Essa curvatura é necessária para evitar um afastamento muito grande da mandíbula.
Dentes: os incisivos inferiores de modo algum podem estar atrás dos superiores. A arcada dos incisivos inferiores é arredondada. Os maxilares não podem apresentar desvio lateral nem torção. O afastamento das arcadas dos incisivos não é rigorosamente limitado, a condição essencial é que os lábios superiores e inferiores se fechem bem justos de forma a ocultar completamente os dentes.
Faces: os músculos são bem desenvolvidos, mas sem relevo.
Olhos: expressão alerta, de inserção baixa, bem longe da trufa e, principalmente, das orelhas; de cor escura, bastante grandes, bem redondos, ligeiramente protuberantes, sem deixar aparente qualquer traço do branco (esclerótica) quando o exemplar olha direto para a frente. A borda das pálpebras é preta.
Orelhas: de tamanho médio, largas na base e arredondadas na ponta. Inseridas no alto da cabeça, sem ficarem muito próximas, e portadas eretas. A abertura da concha acústica é voltada para a frente. A pele é fina e macia ao toque.
PESCOÇO: curto, ligeiramente arqueado, sem barbelas.
TRONCO
Linha superior: progressivamente ascendente no lombo para descender rapidamente na direção da cauda. Esse perfil da linha superior deve ser almejado por causa do lombo curto.
Dorso: largo e musculoso. Lombo: curto e largo. Garupa: inclinada. Peito: cilíndrico e bem profundo, costelas chamadas em barril, muito arqueadas. Antepeito: amplamente aberto.
Ventre: retraído sem ser esgalgado.
CAUDA: curta, de inserção baixa na garupa, rente às nádegas, grossa na raiz, em espiral ou quebrada naturalmente e afilada na ponta. Mesmo em movimento, deve ser portada abaixo da horizontal. A cauda relativamente longa (sem ultrapassar a ponta do jarrete), quebrada e afilada, é admitida, mas não almejada.
MEMBROS
ANTERIORES: vistos de perfil e de frente, são aprumados, paralelos e bem separados.
Ombros: curtos, grossos, revelando uma musculatura firme e aparente.
Braços: curtos.
Cotovelos: trabalham estreitamente ajustados ao corpo.
Antebraços: curtos, bem afastados, retos e musculosos.
Carpos e metacarpos: sólidos e curtos.
POSTERIORES: fortes e musculosos, um pouco mais longos que os anteriores, elevando, assim, o trem posterior. Vistos por trás e de perfil, as pernas são verticais e paralelas.
Coxas: musculosas, firmes, sem serem muito arredondadas.
Jarretes: bem descidos, nem muito angulados, nem, principalmente, muito retos.
Metatarsos: sólidos e curtos. O Buldogue Francês deverá nascer sem ergôs.
PATAS: as patas anteriores são redondas, pequenas, chamadas pés de gato, bem pousadas no solo, ligeiramente voltadas para fora. Os dedos são bem compactos, de unhas curtas, grossos e bem separados. As almofadas plantares e digitais são duras, espessas e pretas. Nos exemplares tigrados, as unhas devem ser pretas. Nos particoloridos (tigrados fulvos e brancos), e nos fulvos, a preferência será pelas unhas escuras, sem, entretanto, penalizar as unhas claras. As patas posteriores são bem compactas.
MOVIMENTAÇÃO: passadas fluentes, com os membros deslocando-se paralelamente ao plano médio do corpo.
PELAGEM
Pêlo: lindo pelo raso, cerrado, brilhante e macio.
COR
• uniformemente colorido fulvo, tigrado ou não, ou com manchas limitadas (Pied).
• fulvo tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes.
Todas as nuanças do fulvo são admitidas, do vermelho ao café com leite. Os exemplares inteiramente brancos são classificados dentro dos fulvos tigrados com manchas brancas predominantes. Desde que um exemplar apresente a trufa muito escura, olhos escuros debruados com pálpebras escuras, alguma despigmentação da face poderá ser excepcionalmente tolerada nos cães muito bons.
TAMANHO / PESO: o peso não deve ser inferior a 8 quilos, nem superior a 14 quilos; para um Buldogue em bom estado, o talhe é proporcional ao peso.
FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
• trufa estreita ou pontuda e roncadores crônicos.
• lábios que não se tocam à frente.
• despigmentação dos lábios.
• olhos claros.
• barbelas.
• cauda portada alta, muito longa ou anormalmente curta.
• cotovelos abertos.
• jarrete de porco ou deslocado para a frente.
• passadas incorretas.
• pelos muito longos.
• pelagem com cores salpicadas.
FALTAS GRAVES
• incisivos à mostra com a boca fechada.
• língua à mostra com a boca fechada.
• andadura com movimentos rígidos nos anteriores (cão batendo tambor).
• despigmentação na cabeça, exceto no caso previsto no padrão dos fulvos tigrados com manchas brancas médias e dos fulvos com manchas limitadas ou predominantes.
• peso excessivo ou insuficiente.
DESQUALIFICAÇÕES
• agressividade ou timidez excessiva.
• trufa de outra cor que não a preta.
• lábios leporinos.
• incisivos inferiores em articulação atrás dos superiores.
• exemplares com os caninos à mostra com a boca fechada.
• olhos de cores diferentes.
• orelhas não portadas empinadas.
• mutilação das orelhas, da cauda ou dos ergôs.
• anurismo.
• ergôs nos posteriores.
• pelagem preta e castanho, cinza rato ou marrom.
NOTAS:
• os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.
Fonte: CBKC
Lançada uma nova versão oficial da FCI em inglês em 09/04/2015. Quando sair a versão em português atualizaremos. Segue o link: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/101g09-en.pdf
Dra. Vanessa Nogueira.
CRMV-RJ 8062
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull
Um comentário
É óptimo ter um site assim podemos sempre tirar algumas dúvidas que possam surgir. Parabéns.
A minha bull tem rabo comprido até à jarrete e no manual que eu tenho fala disso e vocês aqui não!
Olá Diana, segue a parte do texto que fala sobre o assunto:
“CAUDA: curta, de inserção baixa na garupa, rente às nádegas, grossa na raiz, em espiral ou quebrada naturalmente e afilada na ponta. Mesmo em movimento, deve ser portada abaixo da horizontal. A cauda relativamente longa (sem ultrapassar a ponta do jarrete), quebrada e afilada, é admitida, mas não almejada.”
Obrigada por nos acompanhar.
Perfeito…adorei as infos, já que minha bulldoguinha chega aqui em casa mês que vem!!! 😀
Adorei,tirei minhas duvidas tudo explicadinho,meu Bebê tem 60 dias de muito Amor e fofura Amo muito…
Olá Samara,
Que bom que gostou! Siga nossas redes sociais também, eatamos sempre postando dicas e curiosidades.
Boa sorte com sua bebe.
Bom dia! Adorei as informações aqui! Tenho um casal de Bull ! O meu menino tem o rabo bem cortado bem rente e assa sempre ! O que faço ? Meu email cleoperin24@gmail.com Obg
Bom dia Cleonice,
Fico feliz que tenha gostado de nosso blog!
Quanto ao rabinho do seu Bull, provavelmente ele já nasceu assim. Alguns Bulls nascem quase sem rabinho. O cuidado que deve ter é o de manter a área bem limpa e seca, pois é comum essa prega que forma ao redor do rabinho assar e inflamar, causando muito incomodo ao animal.
Abs
Dra Vanessa Nogueira
Boa noite!
Preciso de ajuda.
Meu buldogue está com todos os indícios que está com problemas na cauda por ser muito curta.
Porém, TODOS os veterinários que já o levei, fazem tratamento de verme e não melhora. Ele está em sofrimento.
Não sei mais o que fazer.
Olá Luciane,
A cauda curta pode provocar grande incômodo. Principalmente pela dificuldade de limpar. Forma uma prega de pele ao redor do rabinho que pode acumular sujeita e assar ou inflamar. Você deve limpar bem a área e manter seca, use uma pomada de assaduras também. Agora se estiver muito inflamada um médico veterinário deve avaliar e estabelecer o tratamento para o caso. Alguns casos o rabinho nasce invertido, nesses casos deve-se removê-lo cirurgicamente. Procure um ortopedista para avaliar.
Melhoras
Mas Bulldog Francês tem rabo? Quantos centímetros?
Bom dia Marco
O rabo até a altura do jarrete é permitido mas não é o ideal.
Olá pessoal, meu BullDog nasceu sem calda nenhuma, isso é fora de padrão??
Bom dia Andressa,
Infelizmente é muito comum acontecer isso, mas é uma falta sim.
Boa noite, minha buldogue tem RABO, acontece ?
Todos os irmãos nasceram sem rabo só ela de rabo o que é isso ?
Olá Franciely,
Acontece sim, mas não é desejável. Se for pequeno é aceitável.
Bom dia!
Estou para comprar um bulldog frances, porém ele tem 40 dias e tem rabo grande isso significa que ele é uma mistura, ou pode acontecer a raça ter rado?
Obrigado e eu amei o blog.
Kianny Santos
Olá Kianny,
O rabo cumprido pode ocorrer, mas não é desejável. E também pode acontecer em caso de mistura. Vc deve avaliar todas as características em conjunto e os pais para ter certeza.
Obrigado Vanessa.
Realmente os papais dele são de Pedigree e não tem rabo cumprido.
Ele teve 8 irmãos e somente ele vio de rabinho grande!
Então isso pode acontecer?
Muito obrigado.
pode sim, embora não seja o desejavel.
olá recentemente vi o nascimento de filhotes de bulls , e que á cadela cruzou com um macho da mesma raça , mais o filhotes nasceram com rabo , é normal ??
eles nasceram hoje … mais não sabemos porque, o dois são bulls .. pode me explicar
pode ocorrer sim, mas não é o desejável
Boa tarde,
A turfa do meu cão é despigmentada ele seria desqualicado de qualquer competiçao?
Boa tarde Thyago,
Sim é considerada falta.
Obrigada por sua pergunta
Comprei um filhote mas sem pedigree , gostaria de saber se mesmo com os pais sem pedigree eu consigo fazer para ele ?
Obrigado
Boa tarde Marlon,
Não, precisa dos pedigrees dos pais.
Pedigree hj vc compra pra qualquer cão… Só pagar… Em torno de 150,00…mas falo uma coisa… Pedigree não quer dizer q o animal é Bom ou tem procedência… Já vi muitos cães com pedigree e péssima qualidade… Tudo nesse Brasil tem uma máfia e infelizmente nem os cães escaparam
Queria saber se o rabo dos Bulldog francês são cortados ou eles já nascem assim?
Se for cortado, queria saber o motivo?
Bom dia,
Não é cortado não
olá
eles podem ter um pedaço de rabo coisa de uns 4 cms? e as orelhas aos 4 meses ainda não subiram nenhuma das duas é norml?
valeu
Bom dia,
Pode ter um pequeno rabo sim, Já as orelhas não é normal, mas acontece.
os dentes de baixo podem ficar a mostra com boca fechada como se tivessem rindo? e a língua pode ter uma pontinha pra fora com boca fechada?
Bom dia,
Não devem estar a mostra, nem os dentes e nem a lingua
Bom dia,
Poderia me tirar algumas duvidas por gentileza
Comprei um Bull francês dia 07/04/20 em um shopping de alto padrão em Guarulhos ele nasceu dia 30.11.19, no contrato veio discriminado raça Buldogue francês Branco Macho, veio com uma dose só de vacinação V8, pois disseram que ele demorou para desmamar e apresentava umas bolinhas na pele tipo espinha próximo ao pescoço no qual a veterinário disse que era mordidinhas dos outros filhotes. Como já tinha falado para meus filhos comprei por 3.000,00 acreditando que tudo que falaram era verdade.
Como sai da loja a noite no dia seguinte levei em outra clinica veterinária e para nossa surpresa ele estava com pulga, as vacinas atrasadas e com alopercia dermatite na pele.
Fiquei bem chateada com a falta de verdade pois se não tivesse levado em outro local nosso filhote ia ficar sofrendo e nos pensando que estaria tudo bem. Contei tudo isso para senhora entender a nossa situação em hipotipose nenhuma queremos devolver pois independentize de tudo ele é nosso bebe cuidamos seguimos as orientações e agora ele está bem.
Mediante a toda falta de verdade comecei a pesquisar sobre a raça …
Nosso filhote tem hoje 5 meses
Ele é branco com algumas mancas tipo bolinha do tamanho de moeda preta nas constas e algumas na parte da orelha
Tem unha clara
É extremamente calmo
Olhos Verde e a lateral Branca
Boca e Foucinho manchado o restante do rosto Branco
Pedo 6kg
Ele não tem nada de foucinho
É vesgo
Pedi e paguei pelo pedigree 150,00 para retirar daqui 180 dias Uteis
Me sinto engada pela loja.
Gostaria de saber se tem alguma posição que possa fazer judicialmente.
Se mais alguem souber por favor entre em contato comigo.
Só para deixar bem claro não vou devolver amamos ele
Acredito que vc possa pedir o reembolso pelo tratamento que fez com os problemas que ele veio. Mas mais do que isso acho difícil, só que não sou Advogada para te dar certeza. O ideal seria procurar um para te orientar.
Tenho uma Bulldog francês de 3 meses e meio o rabinho dela tem uns 3 cm e fica em pé isso é normal?
Sim, eles podem ter rabinho desde que pequeno.
Olá Bom dia !
Tenho um bull Frances – ele se encaixa quase em todas as características citadas porem as orelhas não subiram – e todos confundem ele com o um pUG rs …
Nos primeiros meses tentamos fazer talas e tal .. porem ele se machucava tentando tirar e ai nao seguimos com o indicado … na ninhada dele todos ficaram com as orelhas em pé …
Pais com pedigree – enfim …
Conhecem alguma técnica pra tentar subir as orelhas ??
Boa alimentação e genética. Pode acontecer de não subir por quebra da cartilagem, mas normalmente ocorre em animais mais velhos e pós trauma. Quando são filhotes é mesmo questão genética.