Intoxicação por chocolate em cães
Nessa época do ano aumentam muito os atendimentos em clínicas veterinárias devido a Intoxicação por chocolate em cães. O que para nós é motivo de comemoração, alegria, prazer e satisfação, para cães e gatos pode ser uma grande tragédia.
O chocolate contém cafeína e teobromina, que são os responsáveis pela intoxicação nos cães e gatos. Essas substâncias são estimulantes e podem causar excitação, hipertensão moderada, arritmias cardíacas, enjôo, vômito, diarreia, e hemorragia intestinal e em casos mais graves pode causar a morte.
Quanto mais puro o chocolate, maior as quantidades dessas substâncias presentes nele e conseqüentemente menor a porção do alimento necessária para causar a intoxicação. Os chocolates com maior concentração de teobromina são os chocolate preto amargo e cacau em pó, com cerca de 15 a 20 mg por grama de chocolate. Já o chocolate ao leite contem cerca de 1,5mg/g e o chocolate branco contém apenas vestígios.
A teobromina possui uma meia vida de cerca de 17 horas, mas pode permanecer no organismo por até 6 dias após ser ingerida, sendo assim, pequenas quantidades por mais dias podem acumular as substâncias, levando a intoxicação.
A dose capaz de causar a intoxicação é em torno de 100-150 mg por kg de peso e a dose capaz de levar a morte está entre 250-500 mg por kg de peso.
Não existe antídoto para a intoxicação com chocolate e então o tratamento deve ser sintomático. Até 3 horas da ingestão do chocolate, deve ser feita a indução do vômito. Pode-se usar também carvão ativado para diminuir a absorção das teobrominas, diminuindo a sua meia vida.
Lembrem-se que na Páscoa, para nossos amigos, somente ovos de origem animal como os de galinha, codorna ou pata.
Feliz Páscoa a todos!
Dra. Vanessa Nogueira
CRMV-RJ 8062
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull
Um comentário
Minha Bella é zlinda ,nasceu muito Alérgica