Traqueobronquite infecciosa, gripe ou Tosse dos canis

Traqueobronquite infecciosa,  gripe ou Tosse dos canis

Causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica, que é o agente etiológico primário no complexo  “tosse dos canis”. Este patógeno predispõe a influência de outros agentes respiratórios e frequentemente há ocorrência simultânea entre eles.

Fatores ambientais, como clima, umidade, aglomeração de cães, são fatores que contribuem para o aparecimento e disseminação da doença.

Os sintomas desta enfermidade são:

*Tosse seca e severa, que é agravada quando o animal se agita. Pode ser acompanhada de vomito ou não. A tosse se assemelha ao engasgar de um ganso.

*Febre, em caso de infecção secundaria.

*Corrimento nasal e espirros.

*Broncopneumonia (se houver infecção bacteriana secundaria)

É uma doença altamente contagiosa e pode ser rapidamente transmitida a cães susceptíveis e provocar tosse severa e persistente. Os sintomas mais severos são percebidos de 2 a 7 dias após a infecção, e podem persistir por um longo tempo.

gripe 3

Fonte da foto: wp.clicrbs.com.br/bicharada

O stress e baixa imunidades podem provocar recaída.

Dica:

Bulldogs são cães braquicefálicos, e por isso, possuem dificuldades respiratórias.

gripe

Fonte da foto: www.cachorrogato.com.br

É importante vacinar seu animal contra a gripe. Existem no mercado algumas marcas, converse com o veterinário e veja qual a melhor opção para o seu animal.

A vacinação contra a gripe pode ser feita a partir dos 2 meses de idade em duas doses com intervalo de 2 a 4 semanas para a vacina injetável e dose única para a vacina intranasal. A imunidade se inicia 21 dias após a segunda dose. Há ainda uma opção de vacina intranasal que pode ser feita à partir de 3 semanas de idade e que desenvolve imunidade em 3 dias. Depois é só fazer o reforço anual com dose única. Converse com seu veterinária e veja qual o melhor protocolo a seguir em seu caso.

gripe

Fonte da foto: www.cachorrogato.com.br