ENVENENAMENTO POR SAPO
O envenenamento por sapo ocorre por eles não serem ágeis, sendo assim, são facilmente capturados pelos cães. Eles possuem glândulas venenosas na pele. O Mais comum na fauna Brasileira é o Sapo Cururu, este possui duas gâlndulas de veneno cardiotóxico na parte posterior da cabeça , que quando acionadas, lançam veneno de odor desagradável e tóxico.
O acidente normalmente ocorre quando o cão vai brincar com o sapo e o abocanha, fazendo assim a compressão da glândula e liberando o veneno. A época mais comum de aparição dos sapos é na estação das chuvas. Os acidentes mais graves ocorrem com animais de pequeno porte.
Sinais clínicos da intoxicação pelo veneno do sapo:
- salivação intensa
- mucosa avermelhada no local do contato
- inquietação
- aceleração dos batimentos cardíacos
- aceleração da frequência respiratória
- incontinência urinária e fecal
- pupilas dilatadas
- convulções
- prostração
- morte
O que fazer se seu cão pegar um sapo?
Lave, imediatamente após o contato, gengivas e mucosas com bastante água corrente e corra para um hospital veterinário para tratamento de suporte. Agora se ja notar os sintomas descritos acima, não perca tempo lavando a boca do animal, corra imediatamente para o veterinário.
Animais braquicefálicos podem ter os sintomas agravados por já possuírem dificuldades respiratórias.
Um leitor que nos acompanha relatou o ocorrido com seu Bull Don de 2 anos e meio e temos visto muitos acidentes com sapos nos últimos dias. Ele apresentou salivação intensa, muitos episódios de vômito, dificuldade respiratória, não conseguindo ficar em pé. Em 20 minutos já estava com a língua roxa, patas duras, olhos vidrados, incontinência fecal e respiração cada vez mais difícil.
Fizeram a lavagem da boca com água corrente e correram imediatamente para o Veterinário, onde permaneceu internado por algumas horas.
Felizmente o Don já se encontra bem e recuperado e sua tutora quiz compartilhar sua história conosco para alertar o maior número de pessoas possíveis, pois a intoxicação por sapo é grave e pode levar o animal a óbito se não atendido com rapidez.
Até a próxima,
Dra. Vanessa Nogueira
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull
CRMV-RJ 8062
Um comentário
Minha cadela estava babando e logo vi que brincou com o sapo., mas como já havia ocorrido outra vez , lavei bem a boca dela, mas aí está bem, não apresentou nenhum dos sintomas descritos no site, o animal pode apresentar sintomas depois de um certo tempo?
A minha cadelinha, há um mês, mordeu um sapo e teve quase todos os sintomas acima descritos. Demos a ela um anti tóxico. Se recuperou, mas infelizmente anteontem apareceu outro sapo no quintal. Minha cadelinha, dessa vez, infelizmente não sobreviveu ao veneno e veio a óbito. Estou muito triste! Lavei a boca dela com água corrente e dei novamente o antitóxico, porém, não fez efeito e ela faleceu em poucos minutos. O efeito do veneno a matou em apenas 15 ou 20 minutos.
Boa tarde Sheyla,
Sinto muito pela sua perda. Mas quando acontece de vermos o cão com sapo devemos lavar a boca do mesmo com a água corrente e ir imediatamente para a clínica mais próxima para o devido tratamento.
Doutora o meu Pet lambeu um sapo lavei com água corrente e injete um antitoxico. E até agora não teve nenhuma reação diferenciada…. Devo me preocupar em perde meu pequeno?
Boa tarde Jocimar,
Para que o veneno seja liberado o cão precisa apertar a glândula e para isso precisaria morder o sapo. Como ele só lambeu, bem provável que não tenha liberado o veneno. O procedimento de primeiros socorros que fez está correto e se não apresentou nenhum sintoma não deve se preocupar. Se tivesse entrado em contato com o veneno iria ao menos salivar mais que o normal.
Boa tarde Gabriela,
Pode sim, devemos levar imediatamente a clínica mais próxima para evitar a evolução dos sintomas.
Minha cachorrinha comeu coro de sapo o que faço
Nesses casos, como diz no texto é lavar a boca do animal e correr para uma clínica veterinária.
O veneno do sapo pode se manisfestar depois de uma semana que seu cão mordeu o sapo? O meu pittbul mordeu um ele espumou, salivou e até vomitou na hora mas depois passou. Passaram-se alguns dias e hoje ele reclamou bastante. Choramingando, inquieto, fica deitado e parado. Se ele se mexer ele reclama chora. Será que pode ser resquícios do veneno no organismo dele?
Att,
Débora
Acredito que não, ele pode estar sentindo alguma dor.