Vanessa Nutri Vet

Dermatite atópica

Dermatite atópica

A Dermatite atópica canina (DAC) é uma das principais doenças dermatológicas em cães. Ela ocorre devido a uma reação de hipersensibilidade a alérgenos  presentes no ambiente como pólen, poeira, ácaros e fungos. Essa doença leva a uma inflamação da pele e consequentemente coceira crônica.

Dermatite atópica
O principal sintoma é a coceira. Fonte: Site Pet Prescription

Estima-se que 10 a 20% da população canina sofra com a doença e os sintomas costumam aparecer entre 1 e 3 anos de idade, mas pode se manifestar antes ou depois.

Algumas raças tem predisposicao a Dermatite atópica, são eles: Poodle, Boxer, Dálmata, Shih Tzu, Lhasa Apso, Pug, Boston Terrier, West, Suar pei, Labrador, Bulldogs Inglês e Francês.

É bastante difícil determinar quais alérgenos estão envolvidos em cada caso e com isso a doença se torna crônica. Produtos químicos de limpeza e beleza, tecidos, poeira, grama, tudo pode ser um alérgeno em potencial.

Sintomas

O principal sintoma é a coceira intensa, que muitas vezes atrapalham a rotina do animal e ele praticamente passa a “viver para se coçar”. Com isso podem aparecer lesões na pele, queda e falha de pêlos. Outros sinais:

  • Olhos lacrimejantes
  • Rinites
  • Espirros
  • Muita coceira, principalmente nas patas, de forma que o cão chega a mastigar a patinha e lamber constantemente entre os dedos, deixando a pele ainda mais irritada
  • Constantemente esfregar o rosto no tapete e tentar coçá-lo com o lado da pata
  • Lamber o corpo todo, patas, barriga, pernas
  • feridas
  • Otites recorrentes (esta deve ser tratada paralelamente, pois pode desenvolver infecções secundarias).
Atopic-Ear-Old-English-Buuldog-225x300
Otite. Fonte  Site DermVet
cão-dermatite-atópica-Veterinária-Atual-
Feridas pelo corpo e vermelhidão.                  Fonte: Site Veterinaria Atual

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de histórico, anamnese, exame clínico e exclusão de outras dermatopatias pruriginosas (alergias alimentares, a ectoparasitos, sarna sarcóptica, dermatite de contato, entre outras). O veterinário poderá levar meses para concluir o diagnostico de atopia.

 

Tratamento

Não há cura para dermatite atópica, deve-se tentar encontrar os fatores alergênicos e controlar a exposição do animal aos mesmos. Esses alérgenos podem ser:

  • Poeira
  • Ácaros
  • Sujeira
  • Pólens
  • Fungos

Como muitas vezes é impossível eliminar os alérgenos causadores da dermatite, o recomendado é fazer o tratamento tópico, como o uso de xampus para evitar que seu cão  se coce e piore as feridas. Essa terapia oferece alívio imediato, mas em curto prazo. Os banhos devem ser frequentes, depende do grau de acometimento da pele. O uso desses xampus especiais deve ser combinado com outros hipoalergênicos. O uso de antibióticos, antifúngicos e corticoides sistêmicos também podem ser indicados pelo Veterinário de confiança.

f0f7cfdd985da31be1d6aee93bbc0923
Banhos terapêuticos ajudam a controlar os sintomas. Fonte: Site Wanchan

Dra. Vanessa Nogueira

CRMV-RJ 8062

Médica Veterinária e Colunista do Mundo Bull

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook

Um comentário

  1. Debora

    Tenho um bulldog ingles de 1 ano e ele está com dermatite na região das patas vc sabe alguma pomada ou outro medicamento para curar ? Pois fui em 2 vet e eles só me passam o shampoo de clorexidina

    1. Vanessa Nogueira

      Bom dia Debora,
      A medicação vai depender do agente causador da dermatite. Procure um vet dermatologista e veja se não existe algum fator ambiental que faça o problema perpetuar. Alergias tendem a voltar se não retiramos a causa.
      Melhoras

  2. Gabriel

    Bom dia Dr tenho um Bulldog Frances ele estar se coçando e perdendo pelo atrás da orelha e próximo o focinho na dobra o que pode ser obrigado

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde Gabriel,

      Milhares de coisas, desde alergias a infecções. Sugiro que procure um Médico Veterinário da sua confiança.
      Melhoras

      1. Deivison MOraes

        tenho um dálmatas, e ele esta com essa doença, ja tentei de tudo, e não tenho mais condições de tratar dele, e eu não sei mas o que eu eu faço, porque ele so tem 1 ano, não quero se desfazer dele, e muito triste. acho que a dermatite dele e pela ração, e ração especial pra ele e muito caro ..

        1. Vanessa Nogueira

          Bom dia Deivison,

          Já tentou alimentacao natural? Ajuda bastante.

  3. Alany

    Olá bom dia minha cachorra está com vermelhidão na região do focinho, cabeça, a redor dos olhos nas orelhas,patas, e se coçando bastante o que pode ser alguém sabe ?????

    1. Vanessa Nogueira

      Provavelmente quadro alérgico

  4. Rivalgisa Veloso

    Meu Bull em quatro meses já tomou corticóides e antibióticos para tratar alergias de pele que vão desde carocinhos por todo corpo, patas avermelhadas e sangrando, queda de pelos, odor forte, pruridos até coceira queodeixa desesperado. Não quero mais tratar os sintomas, preciso descobrir a causa. Quais os exames que ele deve fazer para descobrirmos o causador de tudo isso? Ele sempre come alimentação naturalas nunca fui numa nutróloga.

    1. Vanessa Nogueira

      Qualquer tratamneto que faça desses que citou é paleativo. Alergia não tem cura. Precisa descobrir a que o animal é alérgico para tentar evitar ao máximo novas recaidas. Lá no meu instagram @mundobull teve essa semana 4 lives que ajudam bastante. Corre lá e assiste pois só ficarão disponíveis até o dia 04/10/20. Depois vão para a plataforma do curso de Petiscos naturais que lancei, que também só fica com as inscrições abertas até o dia 04/10/20
      http://cursos.mundobull.com.br/petiscosmundobull

  5. Tamara

    Minha cachorra tem 2 meses já peguei ela com esse probleminha, tipo uma inflamação na pele está em 3 lugares o pelo caiu tá vermelho e um pouco enchado tipo como se estivesse Grosso no lugar

    1. Vanessa Nogueira

      Leve ao veterinário para descartar fungo, bastante comum em filhotes.

  6. Marcus Vinícius de Lima Leal

    Boa noite, minha cadela tem todos os sintomas acima, qual os times que medicamentos devo usar para tratar isso, chega a da pena dela,de tanta ferida que aprece

    1. Vanessa Nogueira

      Somente o médico veterinário após avaliação pode estabelecer o melhor tratamento. Não há receita de bolo e não posso indicar medicação sem avaliar o paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *