Dermatite alérgica por picada de pulga
A Dermatite alérgica por picada de pulga é a causa mais frequente de alergias em cães, seguida da Dermatite atópica e da Alergia alimentar. Já falamos sobre esses dois assuntos em outros artigos, clique no assunto para saber mais: Dermatite atópica e Alergia alimentar.
Também conhecida como DAPP a doença ocorre em animais que apresentam sensibilidade aos componentes da saliva da pulga. Trata-se de uma dermatose altamente pruriginosa que acomete animais de qualquer raça, mas é mais comum nos animais atópicos. Os casos são mais comuns nos períodos mais quentes do ano aonde as pulgas se reproduzem e são encontradas com maior frequência no ambiente.
Sintomas:
- coceira intensa
- perda de pêlo e lesões localizadas na região lombar e base da cauda com maior frequência, mas também pode acometer coxas, abdomen e flancos.
- seborréia
- hiperpigmentação
- piodermite
- crostas
Diagnóstico:
O diagnóstico é clinico e feito através da observação das lesões, pulgas e suas fezes entre a pelagem.
Tratamento:
O Tratamento da DAP consiste em controlar os sintomas e principalmente eliminar as pulga! Lembramos que a grande maioria delas se encontram no ambiente, apenas 5% estão no seu cão. Sendo assim, devemos tratar o animal e o ambiente. Consulte sempre o Veterinário para que ele estabeleça o melhor tratamento para o caso em questão e a melhor forma de controlar o parasita no ambiente sem intoxicar seu cão.
Muito importante também é vermifugar seu animal, pois ao se coçar com a boca ele pode ingerir uma pulga ou outra e elas transmitem um verme chamado Dipylidium caninum.
Lembre-se que o sucesso do tratamento está intimamente ligado ao controle da reinfestação da pulga. Uma única mordida pode desencadear a reação alérgica.
Dra. Vanessa Nogueira
CRMV-RJ 8062
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull
Um comentário
Este artigo me surpreendeu.
Mais conteúdo interessante, espero que você brilhe
obrigada