Conjuntivite canina

Secreção purulenta e vermelhidão Fonte da imagem: Site R7

Conjuntivite é a inflamação inespecífica da mucosa ocular e pode ser causada por alergias, bactérias, vírus, parasitas e corpo estranho. Ao contrario do que ocorre nos humanos, a conjuntivite canina não é contagiosa. Ela pode ser primaria ou secundaria a outra doença, por isso é muito importante levar seu cão ao Médico Veterinário para que se estabeleça a causa desta enfermidade. Essa doença está normalmente correlacionada a infecções por vírus e doenças da córnea, aparato lacrimal e da pálpebra. Alguns exemplos podem ser Cinomose, Cerato conjuntivite seca (olho seco), úlcera de córnea, entrópio (pálpebra virada para dentro), ectrópio (flacidez da pálpebra com exposição da conjuntiva) e distriquiase (alteração do nascimento dos cílios fazendo com que entrem em contato com a córnea).

Independente da causa primaria, as infecções bacterianas secundarias podem agravar a doença.

A conjuntivite é uma doença que causa grande incomodo ao cão e deve ser imediatamente tratada para que não evolua de forma negativa e o animal perca a visão. Não é incomum o animal ferir a córnea esfregando os olhos nas patas no intuito de alivia a coceira.

Sintomas mais comuns:

• irritação
  • vermelhidão
  • inchaço
  • lacrimejamento
  • secreção purulenta em casos de infecção secundaria
  • dificuldade de abrir o(s) olho(s).

Cães braquicefálicos são mais propensos devido a anatomia cranial. Esses cães possuem os olhos mais proeminentes, o que deixa os olhos mais expostos a agressões ambientais e mais propensos a úlceras de córnea.

Tratamento

O tratamento consiste na limpeza dos olhos com soro fisiológico e administração de colírio prescrito pelo Medico Veterinário. É muito importante não usar medicações por conta própria no intuito de não agravar o problema. No caso dela ser secundaria, deve-se tratar a enfermidade principal também.

Podemos adotar algumas medidas na rotina de nossos amigos a fim de evitar as irritações oculares e consequente conjuntivite. São elas:

• Não usar produtos sem orientação veterinária
  • Não andar na janela do carro
  • Cuidado com o uso do secador direto nos olhos
  • Usar shampoos indicado pelo veterinário que não cause irritação ao cair nos olhos
  • Não usar perfume
  • Limpar os olhos com soro fisiológico sempre que necessário
  • Cães de pêlo longo devem ter cuidado redobrado com a pelagem que pode incomodar dentro dos olhos.

Notou algum desses sintomas em seu cão? Leve-o imediatamente ao Médico Veterinário de sua confiança e descarte qualquer outra doença primaria e comece o tratamento o quanto antes.

Dra. Vanessa Nogueira

Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull