Vanessa Nutri Vet

Como viajar para Europa com seu Bull – Parte I

Como viajar para Europa com seu Bull – Parte I

Hoje venho aqui contar para vocês como foi a aventura de me mudar com meus 6 animais do Brasil para Portugal, sendo 2 deles Buldogues franceses!

Como viajar para Europa com seu Bull - Parte I
Fonte da Foto: Site Ask the Dog Guy

Confesso que deu um frio na barriga e um medo enorme que tudo desse errado. Sendo assim tentei minimizar todos os riscos e me preparei com bastante antecedência para que nada pudesse dar errado, e caso desse, teria tempo para acertar.

Primeira coisa a fazer foi me informar de tudo o que eu precisaria para dar início ao processo. São muitos detalhes e não podemos deixar nada passar.

Escolher a companhia aérea e se informar sobre suas regras para embarque de animais também é importante.

Antes de começar toda burocracia de exames e papeladas a providenciar para o embarque, eu tomei algumas precauções para reduzir os riscos da viagem, já que se tratam de 2 Buldogues franceses que são braquicefálicos e já sabemos de todos os riscos envolvidos.

Primeiro fiz um check up completo neles. A Sophia apresentava um certo grau de dificuldade respiratória por causa da estenose de nariz. Sendo assim precisaria ser submetida a cirurgia de correção. Fizemos os exames pre operatórios e descobrimos que seria necessário corrigir o palato também, já que havia um pequeno prolongamento do mesmo. Cirurgia feita, a recuperação foi ótima e Sophia passou a respirar bem melhor. Jack não precisou pois não possuía narinas estenosadas. Quer saber mais sobre a rinoplastia e estafilectomia da Sophia? Clique aqui!

Agora sim podemos passar a parte burocrática

Vamos ao passo a passo:

1º passo: microchipar seu amigo. Essa é a primeira coisa a ser feita. Exija o certificado de microchipagem, pois irá precisar dele lá na frente. A microchipagem deve ser feita pelo menos 1 mês antes da vacina da raiva ser aplicada. A microchipagem é um processo simples como uma injeção e garante a identificação do animal. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui!

Fonte da foto: Site Clinica Veterinaria Trabazos

2º passo: vacinar contra raiva. Nesse caso deve ser feita no mínimo 1 mês depois da microchipagem. Não é válida a vacina da raiva de campanha, o CZI não aceita. Se estiver próxima de vencer, pode antecipar a vacina, é mais garantido da titulação sair dentro do valor exigido. No meu caso antecipei 2 meses a vacinação.

3º passo: sorologia da raiva. Depois de 1 mês de aplicada a vacina e no mínimo 3 meses antes da viagem, chegou o momento da coleta de sangue para sorologia. Deve-se coletar 3 ml de sangue e a amostra deve estar isenta de hemólise, lipemia ou icterícia. Procure seu médico veterinário de confiança que ele encaminhará a amostra para o laboratório credenciado pela comunidade europeia. Nesta fase tive problemas pois o soro sempre saia lipêmico mesmo com o lipidograma normal. Suspendi a suplementação com ômega 3 diário por 30 dias e resolveu a questão. A sorologia leva até 30 dias úteis para ficar pronta. O resultado da titulação deve ser maior ou igual a 0,50 UI/ml. Caso o resultado seja menor que 0,50 UI/ml, deve-se revacinar o animal, aguardar mais 30 dias e repetir a sorologia.

Fonte da Foto: Site da Prefeitura de São Paulo

4º passo: Agendar a emissão do Certificado Zoosanitário Internacional, o famoso CZI. Deve-se ligar para 33987072 e agendar a emissão do CZI com o prazo de até 10 dias antes da viagem. Depois de agendado pelo telefone, eles pedem que enviem um email (czi-rj@agricultura.gov.br) confirmando dia e hora de seu agendamento e você receberá uma resposta automática com a documentação necessária e o Modelo do CZI para imprimir. A lista de documentos é a seguinte:

  • Requerimento de Fiscalização para animais de companhia. Clique aqui!
  • Modelo de CZI conforme país de destino (duas vias e não deve ser assinado pelo veterinário). Será enviado por email após contato telefônico.
  • Atestado de saúde emitido pelo Médico Veterinário, que atenda a resolução 1023 de 27 de fevereiro de 2013 do CFMV, com validade máxima de 10 dias antes da viagem. Clique aqui!
  • Caderneta de vacinação
  • Comprovante de microchipagem
  • Laudo da sorologia Anti-rábica

Agora é só comparecer ao Vigiagro, você receberá as instruções, por email, de como chegar no local. Aconselho levar copias extras dos documentos que devem ser preenchidos para qualquer eventual erro no preenchimento, assim não será preciso voltar caso haja algum problema.

Mais uma etapa vencida, agora é preciso avisar da sua chegada e de seu (s) animal (is) ao PIF de Lisboa (Posto de Inspeção Fronteiriço). Envie um email para: piflisboaa@dgav.pt e avise seu voo, horário de chegada e quantos animais está levando. Eles irão responder solicitando que envie os seguintes documentos escaneados para prévia avaliação:

  • certificado de microchipagem
  • caderneta de vacinação
  • laudo da sorologia
  • CZI com validade de até 10 dias antes do embarque

Você também será informado que terá que pagar uma taxa ao PIF, que no meu caso foi de 80 Euros.

Acabamos a parte burocrática pré viagem! Agora é esperar o dia do embarque que será tenso e cheio de medos e incertezas. Essa parte ficará para a próxima!

Espero ter ajudado e até breve com todos os detalhes da viagem em si!

🙂

Dra. Vanessa Nogueira

Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook

Um comentário

  1. Ana Paula

    Vanessa muito obrigada! Ótimo post! Mal posso esperar pela parte 2!

  2. Luisa

    Meu frenchie tomou a vacina da raiva tem 1 mês, após microchipar, tenho que dar novamente a vacina? Obrigada

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Luísa
      Se tomou a vacina há um mês, agora é a vez de fazer a sorologia. Esse é o templo ideal para que haja resposta vacinal adequada e o resultado saia dentro do esperado.

  3. Luiza

    Olá Vanessa! Muito obrigada pelo seu relato. Eu estou super nervosa em ter que despachar a minha buldogue. Ela tem 3 anos e pesa 9,5kg então não pode ir na cabine comigo. Vou de TAP, RJ – Lisboa.

    Já estou acostumando ela há 3 meses a dormir na caixa de transporte e também já levamos ela dentro da caixa para alguns lugares de carro.

    Estou tentando deixar ela a mais preparada possível. Gostaria de saber como você acostumou os seus? Quero acostumar ela a dormir à noite toda na caixa, com a porta fechada. Você fez isso?

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Luiza,
      Eu deixava a caixa também disponível para eles dormirem. Sugiro que comece fechando a porta por curtos períodos e conforme for ficando bem vc vai aumentando o tempo. Mas faça de forma positiva. Como por exemplo colocar brinquedos recheados para haver associação positiva.
      Boa sorte

  4. Diego

    Oi eu estou me mudando pra Europa mas a TAP não embarca animais com focinho curto no porão e minha Frenchie é mais pesada que 8kg, vc sabe oq fazer?

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde Diego,

      Sei que existem pessoas especializadas em levar braquicefalicos na cabine. Pesquise no face que sempre tem quem indique nos grupos de Bulldogs.
      Boa sorte

  5. Patricia

    Vanessa, obrigada pelas dicas!
    Qual a cia aérea que aceitou transportar seus Bulldogs? Até onde li, a TAP não aceita….

    1. Vanessa Nogueira

      Bom dia Patricia,

      Foi a Tap mesmo, logo depois ele pararam de embarcar braquicefálicos.

      abs,

  6. Leandro

    Vanessa: tenho um Bulldog Inglês, e estamos de mudança para a Holanda , estamos com a documentação toda pronta , você indicaria alguma companhia aérea de referência para transporta-lo ?

    1. Melissa

      Oi Leandro
      Eu e meu marido vamos para a Itália em março e querermos levar nosso bulldog francês
      Vc está seguro em levá-lo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *