Acne em cães

O assunto abordado essa semana desperta muitas dúvidas nos proprietários. E se você nunca ouviu falar de Acne em cães, não deixe de ler esse artigo que lhe ajudará a identificar possíveis sintomas e principalmente a preveni-los.

acne em cães
Acne em cães da raça Bulldog Inglês. Fonte da foto: site Bulldog domain.

ACNE EM CÃES

Acne é um distúrbio inflamatório crônico do queixo e dos lábios, que afeta frequentemente animais jovens de raças de pêlo curto, como nossos Bulls por exemplo.
A área afetada geralmente apresenta inchaço e lesões que podem apresentar secreção purulenta e/ou sanguinolenta. Um comportamento muito comum em cães que apresentam acne é esfregar o rostinho em carpetes, camas, paredes e móveis, isso ocorre devido a intensa coceira causada pelas lesões que também podem ser doloridas a palpação.

Acne em cães. Fonte da foto: site Blog do Luiz Ladeira

Preventivamente aconselha-se a substituição das vasilhas plásticas por vasilhas inox, de vidro ou de cerâmica. Estudos constataram que existem animais alérgicos ao plástico, além disso, o uso contínuo de tais vasilhas geram fissuras microscópicas onde se acumulam sujeiras e consequentemente bactérias capazes de desencadear o problema. A higienização diária, com sabão neutro e água quente também se faz necessária.
O tratamento adequado depende da gravidade e da cronicidade da doença e deve ser feito sob orientação de um Médico Veterinário. Ele pode incluir antibiótico tópico e oral, uso de loções anti-sépticas e antiinflamatórios.

Fonte da foto: Site Cão Saudável

Notou algum sintoma descrito acima em seu amiguinho?
Se sim, procure seu Médico Veterinário de confiança ou as Veterinárias do Mundo Bull que iremos até você e lembre-se JAMAIS esprema as lesões!

Dra. Cristina Abreu
Veterinária Mundo Bull

Atendimento domiciliar com hora marcada

(21) 98281-4773 /WhatsApp

Um comentário

1. Cristina correia

Ola boa noite tenho booldog branco é ja tinha dado com ele coçar focinho no chão nas coisas mas como e cão alergia alimebtar , pensei era da alergia nas ele nao tem manchas mas as vezes fica muito vermelho tenho de passar uma pomada ,que se pode fazer para prevenir para nao aparecer.

1. Cristina

Olá querida Cristina, vc pode substituir os comedouros de plásticos, evitar brinquedos e petiscos coloridos artificialmente como forma de prevenção mas não deixe de procurar o médico veterinário de sua confiança para que ele possa fazer o diagnóstico preciso e excluir outras possíveis causas.
      Continue comentando e participando, é um prazer te-la em nosso site.

2. Paula

O meu buldogue está com acne , o que lhe lhe devo dar de antibiótico?

1. Vanessa Nogueira

Boa tarde. Sugiro que leve a um médico veterinário para avaliação e correto diagnóstico para saber se será necessário tratamento com antibiótico oral ou tópico ou outra medicação necessária.

2. regina

minha bull esta com umas bolinhas branca bem pequenas em volta do focinho !!! o que pode ser ???? ja troquei a vasilha de agua por uma de inos

1. Vanessa Nogueira

Boa tarde Regina. Podem ser várias coisas incluindo acne. O ideal é levar a um médico veterinário para avaliação é saber se é necessário tratamento.

3. Luana ornelas

Bom dia meu buldogue tem 1 ano e meio e ele apareceu essa semana com carocinhos vermelhos no queixo e próximo ao saco dele além de ter mancha vermelha na parte branca do pelo . Oq pode ser ? Obrigada

Boa tarde Luana,
      Podem ser várias coisas, incluindo alergias. Sugiro que procure o Médico Veterinário de confiança para correto diagnóstico e tratamento. Boa sorte, melhoras para seu Bull e obrigada por nos acompanhar.

4. Hosana Maria Ribeiro van bulck

Minha buldogue inglesa de 7 meses apareceu com um caroco nas costas perto da pata traseira o que pode ser

1. Vanessa Nogueira

O melhor é levar ao veterinário para avaliação. Podem ser muitas coisas, desde um nódulo benigno a um maligno. Não tem como saber sem ver.Melhoras.