Vanessa Nutri Vet

Hemivértebra

Hemivértebra em cães

Há alguns tempo venho recebendo pedidos para escrever sobre esse assunto tão comum entre os Frenchies, a Hemivértebra. Então vamos nos informar…

É muito importante que você proteja a coluna do seu bulldog evitando atividades que causem impacto direto na coluna. Um cão que possui hemivértebra tem uma maior probabilidade de compressão medular por impacto traumático na coluna. Atividades como pular da cama, sofá, correr, subir e descer escadas devem ser evitadas. Solavancos, giros, exercícios violentos e puxões na hora do passeio também.

Hemivértebra
Fonte da Foto: Site Mirus Tangran Kennel

A hemivértebra é uma malformação congênita que afeta principalmente cães braquicefálico. Ou seja,  é uma  falha na formação da vértebra durante o desenvolvimento do animal. Ainda não se conhece bem a causa. Na maior parte dos casos não apresentam sintomas clínicos e são achados por acaso em exames radiográficos. São mais comumente encontradas em vértebras torácicas e coccígeas.

Nas radiografias a hemivértebra apresenta formas diferentes das vértebras normais. Elas crescem de forma desigual e podem ser menores, em forma de cunha ou incompletas, podendo assim  causar desvios de coluna como cifose, escoliose ou lordose.

Hemivértebra
Fonte da foto: Site Pug Dog Club of America

Essas alterações nas vértebras podem causar instabilidade vertebral e estreitamento do canal vertebral podendo causar disfunções neurológicas e facilitar os traumas levando a  compressão da medula espinhal.

Os sinais de compressão da medula espinhal dependem do grau de inchaço causado pelo trauma e vão desde dor até paralisia dos posteriores e incontinência urinária e fecal.

O tratamento também vai depender da gravidade da lesão e pode ir desde a medicação para reduzir o inchaço e inflamação até a cirurgia para descompressão da medula e estabilização da coluna do animal.

Você pode fazer a prevenção radiografando seu Bulldog para saber se ele apresenta hemivertebra e se sim, estabelecer um plano de exercícios e fisioterapia para evitar e reduzir os problemas no futuro.

O prognóstico depende da gravidade da lesão e da rapidez com que esse animal for socorrido. É muito importante evitar a manipulação do animal e fazer a estabilização o mais rápido possível.

Espero que tenham gostado e continuem mandando suas sugestões para os próximos posts.

Até a próxima,

Dra. Vanessa Nogueira

Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull

CRMV-RJ 8062

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook

Um comentário

  1. Carlos Mauser

    Boa noite doutora, tem chances de uma coluna com uma hemivertebra não ser escoliótica?

    1. mundobull

      Boa noite Carlos, tem sim. A escoliose é apenas uma das alterações que podem acompanhar ou não a hemivertebra. Tem cães que possuem hemivertebra que nunca irão apresentar problemas algum. Tudo vai depender do grau da deformidade e da vida que o cão leva. Obrigada por nos acompanhar.
      Um abraço.

  2. Deborah

    Oii, sou estudante de veterinária e tenho uma BF de 2 anos. Descobri por acaso (através de tomografia) que ela tem esse problema, pois ela nunca apresentou sintomas. Quais os exercícios que posso fazer com ela em casa para ajudar a previnir problemas no futuro? Isso é uma doença hereditária?
    Obrigada!

    1. Deborah

      Ahh não, na verdade o da minha é espinha bifida. Mas seria parecido? As precauções seriam as mesmas?

      1. mundobull

        Pelo que me descreveu parece que seu BF não tem nenhum sintoma devido a lesão. Não deve ser uma mal formação grave. Creio que ele tiver uma vida de atividades físicas leves e hábitos controlados do tipo não subir e descer de sofás e camas e atividades de impacto não haverá maiores problemas. Outra coisa que pode fazer que ajuda muito é acupuntura. Fortalecer a musculatura (com exercícios leves) ajuda a evitar lesões nessa coluna. Procure a avaliação de um ortopedista, só ele poderá avaliar a gravidade da lesão e lhe indicar o melhor tratamento profilático. Boa sorte.
        Um Abraço
        Dra. Vanessa Nogueira

    2. mundobull

      Exercícios leves que não causem impacto, como caminhadas. Normalmente a hemivértebra é achado acidental mesmo, mas o estilo de vida que esse animal leva vai determinar se ele vai desenvolver algum sintoma ou não. E é claro que também a gravidade da deformação da vértebra em questão também influencia.

  3. Sônia

    Caramba! Muito interessante essa matéria!

  4. Raquel

    Olá doutora! Meu bulldog de apenas 7 meses teve uma crise devido à hemivertebra. Com os medicamentos ele quase normalizou os movimentos. Vc acha que daqui pra frente é possível ele voltar a ter uma vida normal? Isto é, correr e brincar? O que devo fazer para este tipo de crise de não conseguir nem ficar de pé não acontecer novamente?

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Raquel,

      Vc terá que ter alguns cuidados com seu Bulldog. Evitar ações no dia a dia que causem impacto e procurar atividades que fortaleção a musculatura do seu cão a fim de proteger a coluna. Não permita que ele suba e desça dos móveis e brincadeiras com saltos podem causar impacto e lesão na coluna. Fisioterapia e acupuntura são ótimas para ajudar a fortalecer e proteger a região da coluna. Melhoras para seu filhote.

  5. Daiane Rodrigues

    Olá Doutora Vanessa

    Hoje tive um diagnóstico que meu buldogue francês tem uma hemivertebra grave… no raio x é possível ver a inclinação…. ela tem apenas 2 meses e meio. Está com quadro de incontingência urinária… É possível algum tratamento alternativo para amenizar a vida do animal?

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Daiane,

      Sugiro que procure um ortopedista, ele irá lhe sugerir os tratamentos adequados para prevenir lesões futuras. Fisioterapia e acupuntura ajudam muito nesses quadros. Não deixe jamais que seu filhote adquira o hábito de subir e pular dos moveis.
      Melhoras para ele.

  6. Rajnia

    Olá,
    meu buldog campeiro (uma raça brasileira de buldog) foi diagnosticado hoje com hemivértebra. Ele tem dificuldade de deitar e se abaixar por conta da dor, imagino que isso também tenha contribuído para um pouco de contenção fecal por enquanto. Nos receitaram fisioterapia e acupuntura por enquanto, mas você diz que o quanto antes tratar lesões nervosas ou medulares melhor. Você recomenda fazer logo uma tomografia e ver a possibilidade de uma cirurgia?

    1. Vanessa Nogueira

      Bom dia rajnia,

      Sugiro que procure um ortopedista, só ele pode avaliar a necessidade de novos exames e medicação. Pelo que você relatou ele está com dor, não foi passado nenhum remédio para controlar a inflamação e a dor?
      Procure um ortopedista o quanto antes.
      Se há dor, há inflamação, há compressão medular e não pode deixar que avance.
      Melhoras

  7. Ana Carolina

    Boa noite, meu bulldog tem 3 anos, nunca havia apresentado nada e há 1 mês ele parou de andar do NADA, ele não subia em sofás e nem em camas e nem escadas, porém paralisou as patas traseiras e não faz xixi sozinho só sondado, levei imediatamente pro hosp vet,pois ele chorava de dor, aí me indicaram acupuntura,porém já faz mais de 1 mês de tratamento e ele ainda não faz xixi sem ser por sonda e não voltou a andar ainda, teria algum outro tratamento q poderia ser feito?Obrigada!

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde Ana Carolina,

      Não sei qual o histórico clínico dele, mas se não anda deve ter compressão medular. Provavelmente precise operar para descomprimir, mas isso queimávamos é um ortopedista com exames específicos. Acupuntura ajuda mas não resolve sozinha.
      Melhoras para seu cão

  8. Adriano Muniz

    Boa noite, Dra. Passei 23 dias viajando e minha b.frances ficou na casa da minha irmã, onde tem um enorme área verde, quintal e lugar pra brincar, diferente do apto onde moro. Domingo passado fomos apanha-la e tudo normal. Na terça feira percebi uma certa dificuldade pra ficar em pé, achei q estivesse cansada, ela alimentando normal até ontem, e fazendo cocô e xixi normalmente, ontem até passeamos, pois ela adora. Mas hj, percebi q ela tá pior anda, mas com certa dificuldade, mas continua animada qdo abro a porta área de serviço, pensando q vai descer, mas não quis forçar mais. A senhora acredita q isso pode passar, sem precisar de medicamentos? Ela tem 5 anos. Sempre foi muito ativa e nunca teve esses sintomas. Obrigado pela resposta e atenção.

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Adriano,

      Sugiro que a leve a um ortopedista e faça uma avaliação da coluna. É capaz que ela já tenha algum grau de lesão. Não acho que deva esperar passar pois pode piorar.
      Melhoras

  9. Guilherme Morais

    Boa tarde, doutora. Recebi hoje o laudo da radiografia da minha bulldogue inglesa de 3 anos, e foi diagnosticada hemivértebra. Ela não apresenta nenhum sintoma aparente (a radiografia foi para verificar o coração, já que ela irá fazer caudectomia e será castrada). Infelizmente ela tem o hábito de subir e descer de sofá, cama, etc. O que me sugere fazer? Rampas para subir nas camas pode ajudar a minimizar o impacto ao descer?

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Guilherme

      Rampa ou escada podem ajudar sim. E quanto menos atividades que possam causar impactos na coluna melhor. Uma lesão medular pode ser resultado de acúmulo de pequenos impactos diários também.

  10. Bre

    Boa noite, drª.!
    Meu buldogue frances tem quase 4 anos, e de uns dias pra cá tem demonstrado muita dor (pois grita), ficando com a coluna arqueada e sem força nas patas dianteiras, muitas vezes caindo (quando tenta caminhar mais rápido), pois as patas dianteiras não o sustentam. Tive que internar ele e na clínica fizeram uma radiografia onde constatou-se a existência de hemivértebras. A existência de hemivertebras pode causar dores fortes e fraqueza nas patas dianteiras? Se sim, esse quadro é reversível? Obrigado!

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Bre,

      Pode sim, a hemivértebra é uma má formação da vértebra deixando-a mais vulnerável. Por isso falamos tanto que bulldogs não podem fazer atividades de impacto, como pular, saltar. Deve-se evitar subir e descer dos móveis. Fisioterapia, acupuntura e reforço muscular ajudam muito. Sugiro que procure um ortopedista para avaliar a gravidade do caso.
      Melhoras

  11. Leonardo Carvalho

    Olá Dra., boa tarde!
    A partir de quando já é possível verificar a existência de hemivertebra? Estou adotando um bulldoguinho francês de 2 meses e queria saber se é possível fazer a radiografia para identificar se tem. Aguardo e desde já agradeço.

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde Leonardo,

      A hemivertebra já nasce com o cão. Então é possível fazer o raio x para avaliar. Lembrando que todos os Bulldogs tem, em maior ou menor grau de gravidade. Tenha os devidos cuidados e não acostume seu cão a subir e descer dos móveis e nem dar pulos . Isso já é um grande começo.
      Que seu cãozinho te traga muitas alegrias

  12. Viviane

    Meu cachorro teve paralisia nas patas traseiras e foi diagnosticado com Hemivertebra, esta tomando remédios, mas estou com muito medo dele não voltar a andar, estou totalmente perdida e desesperada, não sei como proceder. Moro em apto sozinha com ele e tenho muito medo. Preciso esperar ele terminar a medicação para procurar um especialista? Ele já está começando a fazer alguns movimentos, mas ainda não está andando. Tem três dias somente que ele foi medicado

    1. Vanessa Nogueira

      O ortopedista deve ser consultado o quanto antes. Se for caso cirúrgico, quanto mais rápida for feita mais chances de voltar a andar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *