Enriquecimento Ambiental
O enriquecimento ambiental nada mais é do que tornar o ambiente de cativeiro melhor e mais desafiador conforme os comportamentos naturais de cada espécie. Seu objetivo é melhorar ou manter a saúde física e mental desses animais, prevenindo assim comportamentos estereotipados que poderão vir a ser desenvolvidos pelo estresse e ansiedade.
Existem 5 tipos de Enriquecimento ambiental:
-Alimentar: estimula a caça ao alimento, essa modalidade está representada pela famosa hashtag que usamos nas nossas mídias sociais, comida no pote não. Forma criativa de oferecer a comida, seja usando materiais reciclados ou dispositivos como tabuleiros, brinquedos recheáveis ou comedouros lentos.
Materiais recicláveis:
Brinquedos recheáveis:
Tabuleiros:
Comedouros lentos:
-Sensorial: estimular os 5 sentidos. Como exemplos temos a musicoterapia, treinos de dessensibilização a ruidos como latidos e campainhas (por videos ou gravação), escovação, massagem, pastagem em hortinha de temperos, caixa de bolinhas ou folhas para forragear, alimentação natural ou apresentação de novos alimentos.
-Cognitivo: estimulação mental, capacidade de resolver desafios impostos. Pode ser através de treinos, jogos e desafios.
-Físico: modificar o espaço criando obstáculos no local em que o animal vive, disponibilizar tocas para que o cão possa ter aonde se sentir seguro e protegido
-Social: interação com cães e outras espécies seja com contato físico ou somente estímulo visual.
Os benefícios do enriquecimento ambiental são o gasto de energia física e principalmente mental, redução dos níveis de estresse, aumento do tempo de ingestão de alimentos reduzindo os riscos de alguns problemas de saúde, desenvolvimento da confiança do animal, aumento das habilidades em solucionar problemas e fazer boas escolhas, melhora da relação com os demais membros da família, redução das chances do animal desenvolver demência senil.
Está esperando o que para entrar no mundo maravilhoso do enriquecimento ambiental?
Para idéias basta acompanhar o Instagram do Mundo Bull que compartilhamos nossa rotina de atividades diárias, não percam as dicas!
Dra. Vanessa Nogueira
CRMV-RJ8062
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull