Vanessa Nutri Vet

Giardíase em cães

Giardíase em cães

A Giardíase em cães é uma doença comum, principalmente filhotes. É uma das principais doenças intestinais em cães, ela é causada por um protozoário e pode ser transmitida ao homem.

Giardíase em caes
Trofozoíto de Giadia. Fonte da foto: Site Dream Health

Os animais são infectados ao ingerirem esse protozoário em forma de cisto, eliminados por animais infectados e frequentemente encontrado na água, ambiente e alimentos contaminados.

Na maioria dos cães adultos a infecção pode ser assintomática, tornando esses cães fonte de contaminação do ambiente. Em filhotes a doença se manifesta de forma mais grave, levando a quadros de diarreia intermitente comprometendo a digestão e a absorção de nutrientes, levando a desidratação, perda de peso e até mesmo a óbito.

Os sinais podem se apresentar de forma aguda e progressiva, como diarréia pastosa com presença de muco e estrias de sangue ou até mesmo aquosa, hemorrágica e fétida. Os animais apresentam também anorexia, vômito e dor abdominal.

O diagnóstico é feito através de exame de fezes, o resultado negativo não exclui a Giardíase. De preferencia deve-se fazer o MIF, que é a coleta de 3 amostras de dias diferentes para ter mais chances de encontrar os cistos da Giárdia, já que eles não são eliminados em todas as amostras. Pode-se fazer também teste imunológico, como Elisa e PCR, também utilizando as fezes.

Esses animais devem ser tratados com medicação adequada e o ambiente devidamente limpo para evitar reinfecção do animal e demais membros da família. Não esqueça de tratar todos animais da casa, mesmo os assintomáticos. Banhe os animais para remover os cistos do pêlo.

Procure um Médico Veterinário de sua confiança e peça orientação sobre qual o melhor protocolo de vacinas e vermífugos para seu peludinho,  deixando assim todos os membros de sua família saudáveis e felizes!!!!

Dra. Vanessa Nogueira

CRMV-RJ 8062

Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook

Um comentário

  1. Ana Paula de Almeida Ferreira

    Cara Dra. parabéns pelo artigo. A propósito de fezes e doenças intestinais ajude me por favor! A minha cachorrinha tem 3 meses e de há duas semanas para cá deu em comer as proprias fezes. Li que este vício pode ser levado pelo resto da vida dela. O que hei-de fazer para acabar com esta tão desagradável situação. Não quero ter nojo da minha menina. Muito obrigada.

    1. Vanessa Nogueira

      Boa noite Ana Paula,
      Existem algumas causas prováveis para essa problema. Sugiro que leia nosso artigo sobre Coprofagia, irá lhe esclarecer sobre o assunto. Obrigada por participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *