Vanessa Nutri Vet

Inflamação da glândula anal

Inflamação da glândula anal

Inflamação da glândula anal
Localização das glândulas anais. Fonte da imagem: Site Dallas Veterinary Surgical Center


As glândulas anais estão localizadas uma de cada lado do ânus do animal. Elas são  responsáveis pela produção de um liquido amarronzado, de odor fétido e que sua principal função é comportamental. Os animais usam esse odor para  identificar uns aos outros. Por isso é comum vermos nossos bichinhos cheirando o bumbum de um novo amigo! A glândula produz um dos odores usados pra marcar território. A drenagem desse líquido é natural e ocorre durante a passagem das fezes. No entanto, essas glândulas podem inflamar, levando o animal a um enorme desconforto para defecar.

glan
Identificação dos indivíduos através do odor das glândulas anais. Fonte da foto: Site Pet Shop Mundo Animal

Por motivos físicos e/ou orgânicos (obstrução do orifício de passagem da secreção, excesso de secreção, drenagem insuficiente, etc) estas glândulas podem impactar, infeccionar e/ou abscedar:

– Impactação: ocorre um endurecimento da secreção glandular, fazendo com que a mesma não seja mais eliminada fisiologicamente, causando acúmulo de conteúdo no saco anal, o que irá gerar muita dor e incomodo ao animal. Isso pode ocorrer por uma alteração na consistência das fezes (diarréia, fezes pastosas) que dificulte a compressão , ou pelo processo de envelhecimento que causa flacidez da musculatura local.

– Infecção:  os canais de eliminação da secreção da glândula anal, desembocam na musculatura anal, pode ocorrer contaminação ascendente de fezes ou ambiente, para dentro do saco anal.

– Abscedação: neste caso ocorre rompimento do saco anal, devido a impactação crônica e/ou formação de abscesso local (infecção).

Coceira-na-regiao-anal
Um dos sintomas é esfregar o bumbum no chão. Fonte da foto: Site Pet Care

SINTOMAS

  • esfregar o bumbum no chão
  • lamber ou tentar morder a região
  • dificuldade de defecar
  • odor desagradável
  • inchaço

CUIDADOS E PREVENÇÃO

Antigamente era muito comum se espremer essas glândulas quando o animal ia tomar banho, isso não é aconselhável e só quem deve fazê-lo é o Médico Veterinário, se julgar necessário. Em se tratando de uma glândula, ela está  sempre a trabalhar. Quanto mais for drenada, mais será estimulada a produzir,  favorecendo a produção em excesso da secreção e acúmulo da mesma na glândula, podendo gerar impactação, inflamação ou abscedação.
As afecções dos sacos anais são mais frequentes em raças de cães pequenos como Poodles e Chihuahuas, podendo no entanto, aparecer em qualquer raça e tamanho, inclusive Bulldogs.
Maior predisposição em animais obesos uma vez que a drenagem fica prejudicada.
Os animais idosos e aqueles que já apresentaram ou apresentaram problemas nas glândulas do saco anal, devem ser frequentemente inspecionados.

Uma vez identificado algum sintoma ou alteração, leve imediatamente ao Médico Veterinário de confiança para correto diagnóstico e tratamento.

Até a próxima!

image

Dra Vanessa Nogueira

CRMV-RJ 8062

Médica veterinária e colunista do Mundo Bull

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook

Um comentário

  1. Cátia Cuono

    Muito obrigada por todas as informações, estão claras e instrutivas! Parabénssss!
    A Veterinária dos meus filhos, indicou para a minha Poodle, o antibiótico Flagge Pediátrico(Benzoilmetronidazol), na bula está sendo indicado pra Giardíase e Amebíase! É correto? Muito obrigada!
    Abraços!

    1. Vanessa Nogueira

      Que bom que gostou do artigo. O antibiótico em questão além de tratar infecções microbianas, também é anti-parasitário. Se continuar lendo a bula vai ver essa informação lá.
      Melhoras para sua Poodle, essa raça é bem predisposta a esse problema mesmo.

  2. Iohana Lais

    Olá, tenha uma buldogue francês de 5 meses, suas glândulas adenais não estão inflamadas, porém elas esvaziam em outros momentos ao invez de esvaziarem quando ela defeca. Não posso mais deixar ela na cama pois as glândulas resolvem esvaziarem enquanto ela dorme, as vezes quando pego ela no colo, dai minha roupa fica com cheiro de peixe podre. Solicitei a pet que esvaziasse antes do banho, mas isso resolve por uns 2 dias e depois ela volta a soltar esse cheiro pela casa. O que eu faço? Retiro com cirurgia? Estou muito agoniada com isso. Obrigada.

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Lohana,

      a função das glândulas adanais é lubrificar a passagem das fezes, além de identificação entre os cães. Quanto mais você espremer, mais ela vai produzir, então sugiro que não esprema mais. Normalmente elas esvaziam quando o animal está nervoso. Já procurou ver se seu animal é inseguro? Pode ser a causa desse esvaziamento involuntário. Normalmente só retiramos as glândulas cirurgicamente quando ela inflamam de forma crônica e recorrente.

  3. Hanna

    Tenho um shitzu e tem uns dois meses que ele começou a esfregar o bumbum no chão. Já levei na veterinária e ela passou Top Dog. Além do Top Dog estou passando Crema 6A e óleo de girassol- tipo Dersani-mas não melhorou e está sangrando um pouquinho… Qual sua orientação? Obrigada!

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde Hanna,
      Retornar ao veterinário e ver com ele a necessidade de fazer o tratamento com medicações orais. Avaliar também a alimentação e fazer exame de fezes para ver se não tem nenhuma verminose.
      Boa Sorte!!!

  4. Aline

    Meu Lhasa está com 15 anos tem câncer no fígado e começou ter problemas com as glândulas anais, de uns 15 dias para cá começou a exalar um cheiro muito forte… levei no veterinário ele esvaziou a glândula mais mesmo assim não adiantou… hoje dei banho nele e mesmo assim inda tem o cheiro ruim… ele não pode tomar antibióticos e aantiflamotorios por causa do fígado, será que tem algo que possa fazer??

    1. Vanessa Nogueira

      Boa noite Aline,
      pode ser feito o tratamento tópico. Preste atenção também na alimentação e evacuação, esses fatores influenciam bastante. fezes moles demais ou duras demais podem causar impactação das glândulas e inflamação. Espero ter ajudado e melhoras para seu idosinho 🙂

  5. Fernanda

    Olá, tenho um salsichinha de 3 anos que terminou o tratamento com antibiótico e antiinflamatório por problema na glândula adanal (lado direito) na segunda feira.
    Hoje, sábado, começou a apresentar o mesmo problema do inchaço e inquietação, observei e é do lado esquerdo agora. E apareceu também como se fosse uma íngua na região do abdômen e que parece não incomodar.
    É normal isso? E existe algum tratamento efetivo para esse problema?! Estou angustiada de ver o meu bichinho assim em tão curto período de tempo 🙁

    1. Vanessa Nogueira

      Boa noite Fernanda, pode acontecer sim. Ela pode ser resistente ao antibiótico usado. Ou pode não ter sido tempo suficiente de tratamento, talvez precise associar o tratamento oral ao tópico.
      Há também a questão de como saibas fezes dela, se tiver pressão de ventre ou diarreia também pode levar a não esvaziamento correto das glândulas é possível retorno do problema. Sugiro que volte ao veterinário para revisão para que ele avalie possível mudança no tratamento.

  6. Juliana Moura

    Olá,
    Tenho uma Schnauzer que apresenta inflamação constante nas glândulas Adanal.
    Praticamente todo mês a 7 meses isso aconteceu. A veterinária que acompanha minha pequena sugeriu a cirurgia para retirada.
    Qual a sua opinião? Por que isso acontece?
    Ela tem problemas de digestão e estômago, estão reslacionados?

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Juliana,

      Tem correlação sim. A alimentação influência ness caso. Seu schnauzer apresenta diarreia ou prisão de ventre? A passagem das fezes quem determina o esvaziamento das glândulas, se isso não estiver ocorrendo de forma eficaz a glândula pode sim inflamar. Reveja a alimentação de seu cão antes de recorrer a cirurgia. Está d vê ser em último caso. Procure saber sobre alimentação natural.
      Melhoras ao seu cão.

  7. Laissa

    Meu poodle tem 13 anos e está com uma inflamação muito grande nas glandulas aparentemente houve rompimento, neste caso é necessario cirurgia? E isso aconteceu pela idade ou não?

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Larissa,
      A idade influência sim na ocorrência de problemas das glândulas anais. Ela romper não quer dizer que seja caso de operação. Só o veterinaria poderá avaliar o caso. Mas ele precisará ser medicado pois doi bastante e há inflamação e infecccao do local.
      Melhoras para ele

  8. Fernanda Fernandes

    Olá Adorei o artigo, me ajudou bastante. Tenho uma vira-lata que tem mais ou menos uns 3 anos e meio. Nó a adotamos com 1 ano e meio. Agora ela apresentou esse inchaço da glandula. há uma semana foi a primeira inflamação, foi passado antibiotico oral, corticoide, nebacetim para o local e compressas com homeopatia. Em uma semana estava otima. Porém no oitavo dia voltou o inchaço e a dor. Fomos a um outro veterinário de emergencia e ela fez um buraco maior para e secreção sair.
    Estou muito preocupada pois o buraco esta aberto, tenho medo de inflamar. Só queria saber se o procedimento é esse mesmo (de fazer esse buraco) e se tiver que retirar a glandula se existe algum risco de vida para ela. Agora ela esta com antibiotico, uma pomada local (Auritop), predisin, e um remédio bem forte para dor (cloridrato de tramadol). Tenho medo pois a cada momento um veterinário trata de uma maneira diferente! Gostaria de sua opinião. Muito obrigada.

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Fernanda,
      Existem varios protocolos que podem ser usados dependendo da gravidade do problema. Pode ficar tranquila que está tudo certo. Quanto ao risco, qualquer procedimento cirúrgico envolve risco, depende sempre do quadro clínico e do indivíduo. Procure ver a alimentação do seu animal, muitas vezes esses casos de inflamação crônica estão diretamente envolvidos com a alimentação e formação ineficiente do bolo fecal, que é quem faz a função de esvaziar a glândula.
      Melhoras para seu cãozinho.

  9. Cainã

    Olá,
    eu tenho um yorkshire pequeno que faz algumas semanas estava a morder a base da cauda, o que todos ignoramos por falta de conhecimento do que poderia ser, a 2 dias descobrimos que uma das glândulas se rompeu, apresenta um buraco ao lado do anus bem vermelho que saiu bem pouco pus quando estimulado mas nada fede. Não temos condições de levá-lo ao veterinário de imediato, por questão de dia da semana e localização.
    Há dicas e sugestões para que possamos aliviá-lo até conseguirmos levar ao médico? (ou tratar caseiramente devido nossa condição financeira?)

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde Cainã,
      Se a glândula já supurou é porque está bem inflamada e pode vir a infeccionar se não tratada. Infelizmente só o médico veterinário está apto a prescrever a medicação correta e na dose correta para cada caso. Pelo que descreveu seu cão vai precisar ser medicado e esse quadro causa bastante dor ao animal. Infelizmente não tem o que fazer senão levar mesmo ao Vet.
      Melhoras ao seu cão.

      1. Rose Santos

        Olá qual o antibiótico adequado para tirar a dor e a inflamação

        1. Vanessa Nogueira

          Bom dia, antibiótico não tira dor e inflamação, ele trata a infecção. Somente o médico veterinário após avaliação clínica está apto a prescrever a medicação adequada seja tópica ou oral dependendo do quadro do animal.

  10. Maria do Rosario Sousa da silva

    Bom dia queria ter uma segunda opinião tenho uma Pug de 10 anos,nunca teve problemas na glândula anal até então apresentou um vazamento do líquido, levei ao ver foi medicada com antibiótico e antiinflamatórios e pomada porém não teve muita melhora pois continua a vazar pouco mais vazando a ver disse que agora é caso cirúrgico, porém fico na incerteza pois os riscos são grandes será que não tem como resolver sem cirugia?
    Obrigado

    1. Vanessa Nogueira

      Já tentou ajustar a alimentação? Muitas vezes o problema está na alimentação do cão e formação do bolo fecal.

  11. Gisele

    Boa noite! Tenho um schnauzer e ele tem exalado um cheiro meio ferroso da bundinha e lambido com mais frequência. O outro schnauzer lambe este tbm. Lambe exatamente ao lado do ânus, indicando ser a glândula anal, entretanto ele libera esse cheiro tipo umas duas vezes ao dia é isso tem acontecido tem uns 3 dias. Libera, lambe e depois passa tanto o cheiro como as lambidas de ambos. Será que também pode ser inflamação na glândula? Grata! Gisele.

    1. Vanessa Nogueira

      Ele ao lamber pode estar estimulando a glândula a esvaziar. Somente uma avaliação do médico veterinário poderá lhe dizer se há inflamação ou não.

  12. Alexandre

    Boa tarde tenho uma Bulldog inglês e ela começou a tentar morder o rabo não entendia o porquê levei ao veterinário e ela falou que ela estava machucada na altura da cauda,me indicou
    Rilexine 600mg 12/12 horas
    Mexicam 2mg 1/comprimido dia
    Gavit 20mg 1/comprimido dia
    Ungento/passar na região da ferida 2/vezes ao dia

  13. Crislaine Kelly Lopes

    Boa noite Vanessa, tudo bem?
    Primeiramente parabéns por este post esclarecedor… A inflamação dessas glândulas é um caso tão comum, mas que para nós amantes de animais, assusta e incomoda.
    Tenho meu baby poodle de 13 anos. Ele está com inflamação na glândula, a mesma inchada, com machucadinho que as vezes sangra.
    A vinte dias atrás levei ele ao Vet. O mesmo prescreveu antibiótico e antiinflamatórmio além de espremer o abcesso.
    Depois desse tenpo voltou tudo novamente, no mesmo local. Comprei e estou dando novamente o antibiótico e passando no local a pomada crema 6A.
    O que acho estranho e que ele nao apresenta sintonas característicos como esfregar o bumbum no chão, coçar, dificuldade para defecar e as fezes dele são firmes… Ele tambem nao sente dor no local inchado, pois limpo todos os dias para passar a pomada e não demostra dor…
    Estou preocupada, a pesar de saber que se trata dessa glândula e a mesma estar recorrente. Nao quero optar pela cirurgia por conta da idade dele e das complicações que a mesma pode gerar.
    Obrigada desde já e um abraço!

    1. Vanessa Nogueira

      Olá Crislaine,

      Muitas vezes o problema está relacionado a alimentação. Fezes ressecadas ou moles não ajudam no esvaziamento da glândula. A idade também influencia bastante. Colocar o intestino dele para funcionar regularmente pode ajudar. O uso de Kefir ou chia hidratada ajuda na regulação do intestino e formação de bolo fecal mais macio.
      Melhoras a seu cão.

      1. Jhenyfer

        Que legal mais Como posso dar chia pro cão? Como faz ?

        1. Vanessa Nogueira

          É só hidratar com água morna, esperar soltar o gel e colocar na comida

  14. Eliane Cordeiro Hoffer

    Boa tarde, meu cãozinho é vira lata, esta sem movimento nas patas traseiras.Está com os testículos bem inchado e quente.Pelo anus está saindo pus.Acredito que seja infecção anal.O que me intriga são as patinhas traseiras que ele não quer movimentar,é como se ele não tivesse força nelas.Ele come bem , não vomita, tem febre. Você poderia me dar umas dicas? Muito obrigada por enquanto.

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde Eliane,
      A única dica que posso lhe dar é que leve o quanto antes ao médico veterinário de sua confiança. Paralisia de membros posteriores pode ser sintoma de doenças infecciosas, problemas neurológicos, traumas, coluna. Enfim uma série de problemas graves que precisam de tratamento imediato.
      Melhoras

  15. Sandra Aparecida Mendes da Silva

    Temos uma pitbull que não deixa fazer quase nada nela. Não vai no carro e não deixa colocar guia nem focinheira. A veterinária teve que vacinar pelo portão. Ela está com inflamação anal. Não sabemos o que fazer. Li alguns relatos que passaram a pomada crema, não será fácil passar, mas posso tentar. Será que ajuda? Haveria melhora com antibiótico e antinflamatorio? Estamos muito preocupados. Poderia nos ajudar. Muito obrigada. Deus a abençoe.

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde Sandra,

      Não sei qual o quadro clínico do seu animal, mas ele precisa ser avaliado. Normalmente precisa de mais coisa para resolver. talvez sedando o animal para melhor avaliação e talvez medicações injetáveis e limpeza mas detalhada da glândula.
      Mas sugiro que procure ajuda de um profissional para ajudar nesse problema comportamental pois essa situação pode se tornar muito perigosa.
      Boa sorte

  16. Regiana beatriz

    Olá, tenho uma shihtzu de 1 ano e de um mês pra cá ela apresentou inflamação na glândula do lado esquerdo, então n se passou nem 15 dias e a mesma inflamou do lado direito, agora está em processo de cicatrização. Estava dando pra ela alimentação natural mas os dois veterinarios que eu fui falou que devo corta a AN e voltar com a ração, mas minha cachorrinha não está mais acostumada com a ração. Então seria a alimentação natural que está ajudando a glândula inflamar? Obrigada pelas informações!

    1. Vanessa Nogueira

      Bom dia Regina,

      Pode ser só questao de ajuste, converse com a nutrologa que fez a dieta para ajustar isso.

      melhoras,

  17. Margareth Pazos

    Oi
    Meu chiuahaua apresentou inflamação primeiro numa e na outra semana depois na outra com rompimento da glandula e saida de secreção.
    Levei no vet q acabou de drenar o líquido e me orientou nos curativos pra cicatrizar.
    Tem rosco de voltar? Ele tem dois anos e nunca teve esse problema. Viajei por duas semanas e apareceu quando ele.estava sob cuidados do hotelzinho. Seria emocional?
    Gostaria de.prevenir. ele so come racao superpremium e nao costuma ter diarréia nem prisão de ventre

    1. Vanessa Nogueira

      Bom dia,
      Risco de voltar sempre tem. A mudança maneirinha pode desregular o intestino e favorecer o problema.

  18. Adriana Lopes

    Boa tarde, tenho uma Bulldog Inglês, e ela tem esse probleminha com essa glândula inflamada. O odor é muito forte. Lavo tds os dias com clorexidina. Mas gostaria de saber se existe alguma pomada ou medicação pra amenizar esse desconforto pra ela?

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde, existe inúmeras medicações seja tópica ou oral. Somente o médico veterinário após avaliação do quebro clínico pode prescrever o tratamento mais adequado. Olhe com mais atenção para a alimentação do seu bulldog.

  19. Monica

    Minha Lulu da Pomerania está com 12 anos e é cardiopata , não pode tomar nada via oral que possa ficar com retenção liquida como antiinflamatorios e antibioticos no geral …. então uso só medicação tópicas pra ela nesse caso quando supura o saco adanal …..dou banho morno numa bacia de imersão no local por 5/10min com permanganato de potássio , mas antes a lavo com agua morna e shampoo de perióxido p pets e no final passo em spray antisséptico no local / buraco que se formou já limpo e em seguida spray de rifocina mais crema 6A mais o regepil p cicatrização…..e assim vai por uma semana:/
    Muito triste todo esse processo e stressante p nós duas 🙁
    Demorou p que eu descobrisse oque se passava, achava que era furunculo, berne, nem passava pela minha cabeça o tamanho desse problema , muito maior doque aquilo tudo que já era demais … ( só com leituras descobri ) que isso vai ocorrer sempre com ela sempre
    INACREDITÁVEL essa situação deles…..nenhum pet merece issoooo !!!….muita judiação !
    Estou indignada e triste por saber agora oque esses peludos carinhosos tem que passar….
    Me recuso deixar que espremam….que fucem…que a cortem… como assim ?
    Transtornada por ela e todos os outros pets nessa situação !
    Monica :((

    1. Vanessa Nogueira

      Esse é um quadro bastante delicado mesmo, mas nessa idade é bastante comum. Sugiro que reavalie a alimentação dela pois consta impactar bastante nesse quadro. Procure um nutri animal parar-te ajudar a melhorar essa situação.

  20. Rogerio

    Meu Schnauzer Miniatura de 11 anos está apresentando fezes com grande quantidade de muco (gel), um pouco de sangue vivo e fezes pastosas com forte cheiro de peixe.
    Exames de sangue realizados recentemente não apresentaram alterações, foi vermifugado e está sendo tratado com Flagyl para Giárdia (o que não creio ser o caso) de acordo com recomendação do veterinário de onde moro.
    Estes são sintomas de problemas na glândula ou pode ser alguma ulceração no reto ou algo parecido ?

    1. Vanessa Nogueira

      Muco mas fezes pode estar relacionado com alergias também.

  21. Giovana

    Bom dia!
    Tenho uma vira lata de três anos que começou a soltar um líquido com cheiro muito forte. O problema é que não tem nenhum sintoma que indique ser essa glândula.
    Não posso mais nem dormir no meu quarto, o cheiro está insuportável.
    Ela não aparenta estar com dor, não tem diarréia, não esfrega o bumbum, não sei mais o que fazer.
    Se puder me ajudar, fico grata!

    1. Vanessa Nogueira

      Pode ter haver com stress e medo. Como anda a rotina dele?

  22. Soraia

    Ola gostei muito do artigo tenho uma Pug de oito meses e toda vez que pegamos ela no colo solta esse cheiro de peixe ela só come ração dog Chow será que pode ser a alimentação além da ração come banana também desde já agradeço um grande abraço soraia

    1. Vanessa Nogueira

      Pode ter haver com stress e medo também. Sugiro que troque a ração por uma melhor, essa não é boa.

  23. giovana

    Tenho um cachorro de aproximadamente 1 ano e meio (resgatamos ele da rua, por isso não sabemos a idade certa) e nos últimos meses ele vem soltando um cheiro muito forte. Levamos ele ao veterinário e não esta inflamado nem nada, porém ele solta esse cheiro com muita frequência e geralmente enquanto dorme. O veterinário disse que poderia ser estresse, e prescreveu um medicamento (calmante). Meu cachorro realmente está menos estressado com o uso do medicamento, porém ainda continua soltando o cheiro. Gostaria de uma opinião a respeito. Será que devo ir em outro veterinário, ou se tem algum exame.

    1. Vanessa Nogueira

      Se o seu cão está estressado, é bem provável que a rotina dele esteja inadequada. Ele precisa ter suas necessidades básicas supridas. Gasto de energia física e mental são extremamente importantes.

  24. Jhenyfer

    Olá Meu cachorro eh de porte médio Shitzu com viralata de 7 anos ele é sedentário … Semana retrasada apareceu um ferimento na região abaixo do anos e logo sumiu agora semana passada descobri que uma das glândulas adanais dele foi rompida então comecei um tratamento com pumadas e uso de antibiótico pra ele até mudei um pouco a alimentação então hj de manhã estava bem melhor até parecia que estava cicatrizando …..Mais reparei que não tomou muita água não vi ele indo defecar se caso defecou fez uma vez …. até na hora que fiz limpeza e passei pomada estava tudo tranquilo quando foi mais tarde minha infeliz cunhada fez o favor de tirar o colarinho dele e deixou ele ficar lembendo …. Agora tá inchado o outro lado até o ânus .. estou preocupada agora o que eu faço estava tudo sobre controle será que por causa da saliva dele pode ter dado alguma dermatite ?

    1. Vanessa Nogueira

      Não acho que a saliva tenha dado dermatite, mas o atrito pode reabrir a ferida. Sugiro que retorne a veterinário para uma nova avaliação e para ver se será necessário medicação oral para ajudar. Evite que ele acesse a região ferida.

  25. Amanda

    Olá, tenho um gato que está arrastando a bunda na cama, dou vermífugo e não melhora. Uma vez dei antibiótico para gripe e só assim parou, mas agora tá voltando.
    Qual remédio posso dar ?

    1. Vanessa Nogueira

      Somente o médico veterinário após avaliação presencial é quem pode diagnosticar e prescrever o melhor tratamento.

  26. Juliana

    Ola, Vanessa!
    Parabéns pelo artigo esse foi o único mais completo e explicativo.
    Meu shihtzu apresentou 2 x esse quadro de inflamação, nas 2vezes o absesso vazou foi medicado pela vet e boa, porém essa segunda vez em menos de 1 mês de diferença de uma para outra estou percebendo que não está fechando *( já faz 20 dias , as fezes oscila muito de firme para mole , atualmente ele come a ração formula natural de frango.
    A dúvida é , seria normal essa demora para cicatrizar ou a ração não está ajudando por oscilar as fezes .
    Atualmente também está tratando giardia com top dog por precaução e pomada no local.
    Ele não demonstra dor , coceira, lambeduras…

    Um abraço!
    Obg

    1. Vanessa Nogueira

      A oscilação na consistência das fezes atrapalha sim, pois é ela quem estimula o esvaziamento da glândula.

      1. Erica Barbosa

        Olá Vanessa!
        Estava procurando um texto esclarecedor como este.

        Tenho uma Husky de 4 meses que acabou de se curar de uma parvovirose, ficou internada 6 dias e como normal da doença houve bastante diarreia. A dois dias atrás, as glândulas anais apresentaram inchaço bilateral o veterinário que esta acompanhando ela disse que é normal e não precisamos nos preocupar, porém estou receosa pois pode ser uma impactaçao. Após a parvovirose é normal? Não é duvidando do profissionalismo do veterinário, pois ele deu todo suporte durante o tratamento dela.
        Ela acabou de sair do soro.
        Uma lavagem com antisséptico e uma pomada antiflamoratoria melhoraria na recuperação?
        Iremos começar a introduzir alimentação agora

        1. Vanessa Nogueira

          Sim é normal porque quem ajuda a esvaziar a glândula são as fezes. Alteração na consistência das fezes pode acarretar em acúmulo da secreção e possível inflamação.

  27. Antônio Carlos Oliveira santos

    Ola.meu buldogue inglês tem 5 meses.ele faz coco.que o cheiro e insuportável.exala a casa toda oque devo fazer

    1. Vanessa Nogueira

      Mudar a alimentação

  28. Maria Bueno

    Meu bulldog tem 1 a o e 5 meses e está sangrando pelo anus … o que pode ser?

    1. Vanessa Nogueira

      Muitas coisas, vermes, protozoário, fissura, tumor, inflamação intestinal. Leve urgentemente ao veterinário para diagnóstico e tratamento.

  29. Edicarlos

    Olá
    Tenho um Buldog de 5 anos
    Ele come AN desde os 4 meses
    Hoje está na direita crua sem ossos
    Alguma semanas atrás notei o cheiro forte exalando próximo ao rabo, verifiquei se há alguma inflamação da glândula, não está nem secreção, e não há incômodo
    O que será ??

    1. Vanessa Nogueira

      Realmente é dificil saber sem ver, mas bulldogs costumam ter assaduras nas dobrinhas do rabo. Verifique se não é isso, mas sugiro uma consulta veterinária.

  30. Ariane Oliveira

    Olá, Vanessa.
    Meu cachorro apresentou estes sintomas faz pouco menos de 2 meses e tratamos com o veterinário. Em 10 dias estava tudo normalizado porém, os sintomas voltaram.
    Os exames de sangue e ultrassom não apresentaram alterações e as fezes estão normais também.
    É “normal” este quadro ser frequente?

    1. Vanessa Nogueira

      Não é normal e normalmente tem haver com a dieta. A inclusão de fibras pode ajudar a melhorar a qualidade das fezes e melhorar o esvaziamento da glândula.

  31. Mayara

    Olá , tenho um buldogue francês com 5 anos ele aparente esfregou o bumbum na parede e um cheirinho não tão forte , fui limpar e saiu bastante sujeirinha ali acumulado passei Nebacetin pomada e sexta feira irá no vet…. Acredito que seja stress por q afastei a minha fêmea dele ela teve q viajar e com isso muda o coco dele ….

    1. Vanessa Nogueira

      Certamente ele espremeu a glândula anal contra a parede e saiu esse liquido de cheiro mais acentuado dela. Não convém ficar espremendo ela pois pode acarretar em inflamação. É comum que eles exalem esse cheiro vindo da glândula em situações de estresse.

  32. rogerio

    Boa tarde Vanessa tenho filhote de Dachshund de 120 dia ja tomou as 3 doses v10 plus,mudei a ração dele para golden seleção natural filhotes a dois meses desde que começou a comer apareceu essa tal glandula adanal,desconfio dessa ração que esta procovando essa enfermidade.Poderia me indicar uma ração boa rica em fibras para esse problema nele.Gratidão

    1. Vanessa Nogueira

      Boa tarde, a minha sugestão é que mude para alimentação natural balanceada por um profissional habilitado. Se tiver interesse posso ajudar.

      1. Jeferson

        Tenho um shih tzu de 2 anos, ele comecou a lamber a regiao do anus, um dia apos vir do petshop, ai qdo percebi estava com a regiao da glândula bem inchada, e saindo um liquido, tipo pus. Como é final de semana, o veterinário orientou tomar meloxican ate segunda, quando vai passar por ele, porem 1 dia depois percebi que diminuiu, tipo que estourou, e tem um buraco ali , estou preocupado com esse buraco, o que poderia ser?

        1. Vanessa Nogueira

          Veja com o petshop se eles espremeram a glândula. É bem comum eles fazerem isso, e não é aconselhável espremer sem indicação para tal e sem ser feito por um veterinário.

  33. Thaisy

    Olá boa tarde Vanessa, adotei um bulldog francês de 6 meses a 1 semana. Ela esta com um probleminha , quando adotei falaram que ela tinha prolapso retal e precisaria de uma cirurgia . Ela faz cocô o tempo todo , está com uma incontinência fecal , acontece que levei ela na veterinária e me disse que ela não tinha prolapso retal que estava mais pra uma infecção prolongada das glândulas, e que iríamos tratar como uma ferida que iríamos . Ela está tomando o antiflamatorio meloxivet, e estou higienizando sempre e passando o dermotrat, acontece que continua com essa incontinência fecal , faz sempre , ela nem percebe quando está fazendo quando eu olho já fez , vou lá e limpo senão ela deita em cima . Mas eu olhando parece que como tivesse tido um rompimento das pregas anais, porq tem um buraquinho , eu não sei se será somente infecção de glândulas anais , a veterinária disse q se não melhorarse com 1 semana iríamos analisar novamente o caso dela . É muito complicado porq ela é uma filhote ainda, muito espertinha , saoeca , quer brincar com os outros dogs e correr , mas como que faz , ela solta cocô o tempo todo , as vezes não sai cocô sai uma secreção. Quando ela chegou estava com os fezes muito pastosa , moles, aí comecei a dar a fórmula natural filhote pra ela porq onde estava tava comendo ração até de adulto e ruim, agora as fezes saem firmes , durinhas , o problema está só essa incontinência não sei se levo em outro veterinário pra olhar e ver se realmente não é caso cirúrgico, me dá uma opinião por favor! Só queria ver ela livre, bem sem isso.

    1. Vanessa Nogueira

      Infelizmente existem muitos casos de bulldogs com problemas sérios de saúde devido a cruzas indevidas. Eles tem muitos problemas de coluna que podem levar a essas incontinências, sugiro que procure um ortopedista para avaliar a coluna dela e ver se o problema vem dai.

  34. Janaina

    Minha cachorra teve glândula anal 3x no lado direrito e 2x lado esquerdo. Fiz todo tratamento com antibiótico, antiflamatorio,pomada. Porém ela comia ração Golden,troquei pela premier raças especificas shtizu e teve esses problemas com a glândula. Atualmente estou dando ração formula natural fresh meat. Será que agora foi uma boa troca de ração. !?

    1. Vanessa Nogueira

      Com certeza a Fórmla Natural é bem melhor que a ração anterior, mas claro que também há o fator resposta individual. Nem sempre a melhor ração será a melhor para todos os cães.

  35. Gleice Nunes

    Olá, minha cachorra está com a glândula inflamada, está bem inchada ih vermelho, está com muito mal cheiro ih saindo umas secreções
    Eu comprei terra-cortril ih capsta

    1. Vanessa Nogueira

      Olá, sugiro que a leve para uma avaliação para correto tratamento. Melhoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *