Vanessa Nutri Vet

CUIDADOS DURANTE O VERÃO

CUIDADOS DURANTE O VERÃO

CUIDADOS DURANTE O VERÃO
Foto do site The Daily Puppy

O verão tem castigado e as temperaturas elevadas são preocupantes para o bem estar de nossos “fuças chatas”.

Os cães regulam a temperatura corporal através da respiração, o que é bastante difícil no caso de nossos amigos braquicefálicos (focinho achatado). Devido à essa anatomia, os cães desta classe possuem uma respiração dificultosa. A hipertermia se dá quando os cães não conseguem realizar essa regulação da temperatura. Isso ocorre com mais frequência em cães filhotes, idosos, obesos e braquicefálicos. O primeiro sinal que seu cão esta hiperaquecendo é a respiração ofegante, salivação excessiva e espessa e mudança da coloração da lingua (passa de rosada para arroxeada). A temperatura pode chegar a 42ºC, o que vai levar a uma série de alterações clinicas como por exemplo: salivação excessiva, vômitos, mucosas arroxeadas, edema pulmonar, parada cardíaca e coma, podendo levar o animal a morte.

CUIDADOS DURANTE O VERÃO:

 
– evite sair com seu animal nas horas de mais calor.

– sempre que for sair leve uma garrafa com água gelada (para que ela não esteja quente quando for dada ao animal), pois se ele começar a salivar em excesso você deve parar em um local com sombra para que seu animal aos poucos possa ir voltando ao normal. Use a água fresca  para colocar na língua e ajudar a baixar a temperatura corporal de seu cão. Pode deixar que ele beba a água. Se for possível você pode molhar seu cão, isso ajuda a “resfria-lo” mais rápido.

– mantenha o controle parasitário (pipetas contra pulgas, carrapatos e mosquitos), vermifugação e vacinação em dia.

– cuidado com a incidência de raios solares, cães também tem câncer de pele.

– cuidado com o uso do secador durante o banho, viagens de carro, passeios e atividades físicas. Evite que o ambiente fique muito quente. São situações do cotidiano que já geram calor ao organismo, imagina no verão!

– cães de pêlo longo devem ser mantidos tosados.

– abuse do ventilador e ar condicionado para refrescar o ambiente.

– cuidado com piscinas sem supervisão. Bulldogs não costumam ser bons nadadores, a não ser que sejam ensinados desde cedo. As rasas ou bacias costumam ajudar a refrescar nos dias mais quentes sem abrir mão da segurança.

– usar borrifadores de água também ajuda a refrescar, principalmente durante os passeios.

-mantenha sempre a água do seu cão fresca. Você pode colocar pedras de gelo em sua vasilha ou ate mesmo fazer cubos de gelo com pedaços de frutas e oferecer uma pedra após o passeio ou quando ele estiver com calor. Isso irá refrescá-lo e ainda vai entretê-lo.

Todo cuidado é pouco com um Bull durante o verão. Caso seu cão passe por uma crise de hipertermia, preste os primeiros socorros no intuito de baixar a temperatura corporal de seu amigo e vá imediatamente ao Médico Veterinário de sua confiança para o tratamento e avaliação clínica.

Dra Vanessa Nogueira
CRMV-RJ 8062
Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook

Um comentário

  1. Eliane Dias

    Adorei as recomendações! Sempre é bom lembrar de todos os cuidados com nossos filhotes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *