Vanessa Nutri Vet

Cromodacriorréia

Cromodacriorréia

“Lagrima ácida?”

A Cromodacriorréia, também conhecida erroneamente como lágrima ácida, é aquela mancha marrom no pêlo abaixo dos olhos de cães e gatos.

É mais comum em raças onde a anatomia do focinho predispõem, como poodle, maltês, bulldog francês, bulldog inglês, persa.

CromodacriorréiaCromodacriorréia Fonte da foto: arquivo pessoal Dra. Vanessa Nogueira. Foto antes e depois da paciente Duda, da raça Bulldog Francês.

A lágrima tem 3 camadas distintas (água, muco e gordura) e tem diversos componentes em sua composição (água, sais minerais, proteína). Sua função é nutrir a córnea e lubrificar a superfície ocular, os canais lacrimais e narina.

Os canais lacrimais fazem a comunicação entre olhos, narina e boca, por isso que tudo que pingamos no olho nós sentimos o gosto.

OBS: A lágrima tem pH neutro.

Quando a lágrima está sendo produzida em excesso (hipertrofia da glândula, estímulo mecânico), o canal pode não dar vazão para essa quantidade de lágrima, e esta escorre por fora do canal.

Quando alguma das camadas da lágrima está com má qualidade ou baixa quantidade, a lágrima pode não ficar tão homogênea, e acabar entupindo parcial ou totalmente algum ponto do canal lacrimal. Quando ocorre isso, a lágrima escorre por fora do canal.

Quando a anatomia do focinho do animal ocasiona dificuldade da entrada do canal lacrimal (entrópio de carúncula) ou o canal lacrimal é tão sinuoso (animais muito pequenos), ou mesmo interrompido (má formação, genética), a lágrima também pode escorrer por fora do canal.

Qualquer causa que leve a lágrima a escorrer por fora do canal lacrimal irá umedecer a região abaixo dos olhos. Essa umidade proporciona a proliferação exacerbada das bactérias normais de estarem ali. Em maior quantidade, suas toxinas também ficam em maior quantidade, e são as toxinas liberadas pelas bactérias da região, um das causas da cromodacriorréia.

OBS: Coloração e motivo semelhantes pode ser percebida nas pontas das patas e na “barba” dos cães que tem hábito de se lamber.

Como já dito anteriormente, tem sais mineiras na composição da lágrima, um desses minerais é Ferro. O Ferro também propicia a coloração amarronzada. E é assim que se forma a cromodacriorréia: umidade fazendo ter mais toxinas bacterianas que tem essa coloração escurecida, e mais acumulo de Ferro da lágrima.

Para tratar, primeiro deve ser identificado qual a causa da cromodacriorréia, e se possível eliminar a causa (desobstruindo o canal, criando um canal lacrimal novo, melhorando a condição da lágrima, realizando cirurgia plástica, retirando estimulo de produção de lágrima excessiva, extirpando parcialmente a glândula hipertrofiada). Para amenizar o amarronzado deve-se manter a região abaixo dos olhos sempre seca, nunca com o secador e sim com pano, toalha ou gaze secos esfregando a região, 2-3 vezes ao dia, sempre. Ou até resolver a causa. Ainda vai demorar um tempinho para o pêlo da região ser renovado e perder a coloração indesejada. O clareamento do pêlo pode ser acelerado com o uso de determinados tipos de antibióticos via oral. Mas se a causa não for resolvida, a mancha voltará em breve.

Importante ter em mente que na grande maioria das vezes, costuma ser apenas uma condição estética. Raros casos causam dermatite úmida ou outros tipos de lesão que necessitam de solução definitiva.

Dra. Fernanda Guimarães Jannuzzi

CRMV-RJ7393

Oftalmologista Veterinária

(21)991691629

(21)77160491

82*107309

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook

Um comentário

  1. sonia

    olá..meu shih tzu de 2 anos nunca teve essas lagrimas e a cor do rosto dele era marrom e bigode branco….. e de repente,de um dia para outro o bigode ficou marrom cor de terra e onde era marrom ficou cor grafite,inclusive a cabeça. (somente o corpo não mudou a cor)
    e nisso descobri uma otite muito forte nele.(sou mãe de primeira viagem e não tinha o habito de limpar o ouvido dele,por isso não via) estava completamente cheio de cera endurecida,empelotada no meio aos pelinhos….Devagarzinho fui limpando e tratado a otite ,agora ele não a tem mais….Acontece que os olhos estão lacrimejando demais e o rostinho dele ta todo preto,até a cabeça.
    Tenho visto q. as manchas são só abaixo dos olhos…porque no meu os pelos de toda a cabeça se escureceu? seria um fungo?…
    A veterinaria q. conheço não responde bem as perguntas e tudo ela fala q. é da raça e eu não tenho condições financeiras de levar em outro. estou muito triste c/ isso,por favor me ajude.
    obrigada.

    1. vanessa

      Boa noite Sueli,
      Realmente a lágrima tende a manchar somente abaixo dos olhos escorrendo até embaixo, mas na cabeça nunca vi. Como não estou vendo seu shih tzu não tenho idéia de como ele esteja e do que possa ser. Mas certamente não é coisa da raça. Veja os produtos que usa na higiene de seu animalzinho e no ambiente. Boa sorte e obrigada por acompanhar o Mundo Bull.
      Dra. Vanessa Nogueira

  2. Anna Paula

    Boa noite!
    Gostaria de saber qual foi o tratamento realizado na Duda?

    Obrigada

    1. Vanessa Nogueira

      Mudança na alimentação e antibioticoterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *